São Paulo, terça-feira, 14 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEC lança parâmetro de currículo de 1º grau

BETINA BERNARDES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso e o ministro da Educação, Paulo Renato Souza, lançam amanhã em Brasília os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), que serão distribuídos aos 600 mil professores da 1ª a 4ª série do 1º grau da rede pública.
Cada professor vai receber dez volumes com sugestões para aumentar a eficiência da aprendizagem de português, matemática, ciências, história e geografia, arte, orientação sexual, saúde e meio ambiente.
A utilização dos parâmetros por parte dos professores não é obrigatória. Como o próprio nome diz, eles servem de orientação e são diretrizes para o ensino.
A elaboração dos livros levou cerca de dois anos de estudos. Foram analisadas 700 propostas. Os parâmetros consolidam a idéia de flexibilização do ensino prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação e no Plano Decenal de Educação.
Embora não sejam de uso obrigatório, os PCN, que foram aprovados pelo Conselho Nacional de Educação, servirão de referência na formação dos professores e para a escolha de livros didáticos do MEC.
Na avaliação do ministério, o problema da educação hoje no país não é a falta de vagas, mas a baixa qualidade do ensino.
O aluno leva em média 11 anos para cursar as oito séries do 1º grau. A repetência é a principal causa desse atraso. A distorção entre idade e série cursada -um aluno de faixa etária acima daquela que seria própria para a série- chega a 80% no Nordeste do país.
Ensino próximo
A idéia principal presente nos parâmetros é aproximar o ensino da vida cotidiana.
"Temas transversais" como ética, saúde, meio ambiente, pluralidade cultural e orientação sexual, que não constituem disciplinas isoladas, devem estar presentes em todo o processo educacional.
Um exemplo concreto poderia ser o ensino de ciências. Pelos parâmetros, o tema recursos tecnológicos deveria focalizar os processos, instrumentos, aparelhos e máquinas "que transformam matéria e energia em produtos necessários à vida humana".
"Cabe discutir os benefícios e problemas associados ao uso de certas tecnologias, a partir de questões muito singelas e concretas. Por exemplo, de onde vem a luz das casas?", diz texto do ministério sobre os PCN.
Prêmio
Os parâmetros serão lançados às 12h, durante a entrega do Prêmio Moinho Santista para experiências pedagógicas inovadoras. Dez professores foram premiados e vão almoçar com FHC.

Texto Anterior: Motoristas recebem lixeiras para carro no PR
Próximo Texto: Pane causa lentidão no metrô da Paulista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.