São Paulo, terça-feira, 14 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bolsa tem poucos negócios e recua 0,3%

LUIZ CINTRA
DA REPORTAGEM LOCAL

O mercado financeiro operou ontem com velocidade reduzida, devido ao feriado no mercado norte-americano, onde os bancos ficaram fechados e não houve negócios com os títulos públicos.
No final do dia, a Bolsa de Valores de São Paulo registrava volume de negócios de apenas R$ 406,8 milhões, menos da metade do registrado em um dia normal.
O Ibovespa encerrou a sessão com recuo de 0,3%, mas chegou a operar com valorização durante o dia, ainda que sem muita empolgação. Na máxima, o índice registrava alta de 0,6%.
Além do feriado nos EUA, o mercado financeiro nacional está fortemente influenciado pelo vencimento dos contratos futuros de Ibovespa, marcado para quarta-feira, e pelo vencimento no mercado de opções, na próxima segunda-feira.
Com esses contratos vencendo, muitos investidores de peso aumentam suas apostas no mercado à vista de ações, fazendo com que outros prefiram ficar fora, aguardando melhor momento.
Dólar
Os negócios com dólar também foram fracos ontem, com as cotações recuando tanto no mercado à vista como no mercado futuro. No caso dos negócios para entrega futura, o recuo maior ocorreu no vencimento de janeiro, que registrou queda de 0,02%.
Nos negócios à vista, o Banco Central precisou entrar no mercado para comprar moeda norte-americana, já que as cotações estavam abaixo do piso da minibanda. O BC comprou dólares a R$ 1,098.
Nova York
A Bolsa de Valores de Nova York operou, mesmo com o feriado. Lá o volume de negócios também foi pequeno. O índice Dow Jones de 30 ações industriais fechou com valorização de 0,34%, sem ter o mercado de renda fixa de referência, como costuma ocorrer, já que não houve negócios com papéis do governo norte-americano.
Avaliação positiva
Ontem mais um banco estrangeiro, o Morgan Stanley, fez avaliação positiva sobre a economia brasileira. Para o estrategista-chefe do Morgan para mercados emergentes, Robert Pelosky, o Brasil e a Índia continuam como lugares favoritos para investimento.

Texto Anterior: Procuradoria move ação contra a Encol
Próximo Texto: Generalli faz proposta para comprar AGF
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.