São Paulo, terça-feira, 14 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coréia do Norte teve 1ª sucessão dinástica

DA REDAÇÃO

Com a indicação oficial de Kim Jong-il ao cargo de secretário-geral do Partido dos Trabalhadores, posto antes ocupado por seu pai, Kim Il-sung, a Coréia do Norte ganhou na semana passada o título de "primeira dinastia comunista", chegando à frente do outro dinossauro comunista, Cuba.
Mas os cubanos, pelo menos, têm o consolo de que a economia da ilha não está tão devastada quanto à norte-coreana.
Se os súditos de Fidel têm de conviver com "apagones" (falta de energia), escassez de alimentos e salários insuficientes, os seguidores do "Estimado Líder" coreano enfrentam problemas ainda mais trágicos.
A fome na Coréia do Norte atingiu proporções epidêmicas, enquanto o regime tenta distrair a população com um culto extravagante à personalidade de seus líderes.
O país adotou um novo calendário, que começa no ano de nascimento de Kim Il-sung, 1912. Vive, então, no ano 85.
Já seu filho e sucessor é apresentado pelos órgãos de comunicação norte-coreanos simplesmente como "o maior dos homens que o Céu já produziu".

Texto Anterior: Seul condena filho de Kim a prisão e multa
Próximo Texto: Polícia espanhola acha 12 granadas em museu; Chineses propõem diálogo a Taiwan; Justiça francesa proíbe livro acusando Léotard
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.