São Paulo, quarta-feira, 15 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Loach filma greve em Liverpool

FABIO SCHIVARTCHE
DA REPORTAGEM LOCAL

O cineasta inglês Ken Loach, registrou, em 1995, a longa greve portuária em Liverpool, na Inglaterra, que durou mais de um ano.
Ele já havia retratado anteriormente, em 1984, a luta dos trabalhadores de uma mina de carvão no filme "Which Side Are You On?" (De que lado você está?).
O resultado da nova incursão no universo sindical, o filme "The Flickering Flame" (algo como A Chama Tremulante), foi exibido como "hors-concours" na Mostra de Cinema de Paris -chamada Cinéma du Réel-, que é realizada todo ano no Centro George Pompidou.
A greve dos portuários de Liverpool começou em setembro de 95, quando 80 trabalhadores das docas exigiram da administração do porto o pagamento de horas extras.
Em pouco tempo, passaram a contar com o apoio e a adesão de outros 329 portuários, em uma das mais importantes manifestações trabalhistas ocorridas no país nesta década.
Os diretores das docas inglesas se recusaram a encontrar os grevistas ou a fazer comentários sobre o filme de Loach.
O cineasta Ken Loach é mais conhecido no Brasil por seus longas-metragens feitos para o cinema, nos quais predomina o tom esquerdista.
São filmes como "Land and Freedom" (Terra e Liberdade, de 1995), que fala sobre a Guerra Civil Espanhola, e "Uma Canção para Carla" (de 1996).
(FS)

Texto Anterior: Mostra traz filmes etnográficos ao Rio
Próximo Texto: Mostra de São Paulo já vende ingressos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.