São Paulo, quarta-feira, 15 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Placa aceleradora de vídeo

MIGUEL ANGELO DE SOUZA AGUIAR

"Tenho um computador IBM Aptiva 486DX2 de 80 MHz com 16 Mbytes de memória RAM e 540 Mbytes de disco rígido. O que é placa aceleradora de vídeo e como funciona. A compra é recomendável?"
Luciano Vítor Silva
(Cuiabá - MS)
Resposta
A placa aceleradora de vídeo é semelhante à placa normal e soma um conjunto de circuitos (engine) que otimiza a apresentação das informações gráficas na tela.
Ela processa uma quantidade maior de tarefas específicas de vídeo, em relação à placa tradicional, na própria placa com auxílio de com chip especialmente desenvolvido para isso, liberando mais rapidamente o processador da placa principal, para outras atividades.
Logo, o micro trabalha mais depressa. Para que você instale uma placa dessas em seu micro, é necessário, antes, se certificar de que a nova não criará nenhum tipo de conflito com a antiga.
Se a placa de vídeo de seu micro estiver encaixada em um conector -conhecido em jargão informatiquês como slot- da placa principal, será mais fácil substituí-la.
Para isso, troque-a pela nova e faça a configuração de forma adequada, seguindo o manual. Se a placa atual estiver junto à placa principal (embutida), será necessário desabilitá-la antes de inserir a nova.
Em ambos os casos, solicite ao suporte técnico da IBM informações para saber se é possível e como proceder. O telefone de suporte da IBM, indicado no site da empresa é: (011) 889-8986.

Cartas devem ser enviadas para a Folha, caderno Informática, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo - SP, fax (011) 223-1644. E-mail: informatica@uol.com.br

Texto Anterior: Impressora não funciona com micro
Próximo Texto: Bug do milênio provoca problema social
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.