São Paulo, quarta-feira, 15 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bancos trocam máquinas, cartões e componentes

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

Motivo de grande preocupação entre empresas clientes, o ajuste dos computadores dos bancos ao ano 2000 está em andamento (leia quadro nesta página).
O Banco do Brasil, maior instituição financeira do país, iniciou os ajustes em meados de 96.
Pretende concluir os ajustes de sistemas internos até dezembro deste ano e os de inter-relacionamento, até dezembro de 98.
O computador de grande porte atual, incompatível com o ano 2000, será substituído por um novo até o final do ano. Se o problema não estivesse sendo corrigido, o banco poderia perder dinheiro e clientes, segundo Machado.
Tradutores
No Bradesco, maior instituição privada nacional, a preparação começou nos sistemas desenvolvidos a partir de 1992, segundo Aluízio Borges, diretor executivo.
Hoje, o banco está com 70% de seus 113.313 programas revisados e corrigidos. O cronograma prevê ajuste em 89% dos programas até dezembro de 98 -1999 fica para pequenas correções e testes.
Também em 99, Borges acredita que seja preciso produzir programas tradutores para fazer a interligação com sistemas não ajustados. "Já fizemos isso antes, traduzindo bem cruzados, ORTNs e URVs."
Os financiamentos de longo prazo e os títulos de cobrança com vencimento a partir do ano 2000 foram os primeiros a se ajustar.
Os custos do banco com a atualização do software não devem fugir do padrão internacional, calculado entre US$ 0,80 entre US$ 1,15 por linha de código.
(LR)

Texto Anterior: Saiba como está a adaptação ao ano 2000 em algumas empresas
Próximo Texto: Falha inutiliza chips de caixas e satélites
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.