São Paulo, quarta-feira, 15 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chip 386 da Intel entende bug

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

Desde o chip 386, fabricado em meados da década de 80, os processadores já vinham prontos para entender os quatro dígitos.
Isso não significa que o Bios consiga identificar 00 como o ano 2000. São três os componentes que trabalham com as informações de data, definindo se o microcomputador terá ou não problemas.
O primeiro componente é o real time clock -um chip que tem uma bateria na placa principal, na qual ficam guardados o ano, o dia, a hora, o minuto e o segundo no formato de dois dígitos.
Como o real time clock não pode armazenar a informação do século, quem se responsabiliza por esse procedimento é o Bios, o segundo componente.
Ou seja, esses dados ficam gravados em uma das partes do Bios.
É por essa razão que o Bios passa a ser um componente muito importante.
O terceiro componente é o sistema operacional, responsável pelo funcionamento do microcomputador -o mais famoso é o "MS-DOS", da Microsoft, que não será enganado pelo 00.
Milton Izidro, gerente de tecnologia da Intel Brasil, recomenda que os dono de micros, ao ligar o PC, verifiquem o nome do fabricante do Bios e façam uma consulta para ver se o Bios está atualizado para lidar com a virada do milênio.
No site da Intel (www.intel.com/ brocs/supportyear2000.htm), há uma lista de placas principais, desde 1992, que já não apresentam mais o problema.
(MZ)

Texto Anterior: Como alguns fabricantes enfrentam o problema
Próximo Texto: Programas estão prontos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.