São Paulo, quarta-feira, 15 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kit DVD traz mais som e vídeo ao micro

ARMANDO FORTUNA

ARMANDO FORTUNA; ONOFRE TRINDADE JÚNIOR
ESPECIAL PARA A FOLHA

Sistema da Diamond é de instalação simples e permite assistir a filmes no computador com alta qualidade

O DVD (videodisco digital) é o mais novo aparelho de armazenamento de massa de informações. Na aparência, igual a um CD comum, o DVD é capaz de armazenar quase 26 vezes mais dados que um CD-ROM. Pode conter dados, vídeo e som e é candidato a substituir o videocassete e o leitor de CD-ROM.
O DVD-ROM é a versão do DVD para computadores. Seus discos armazenam até 8,5 Gbytes. Para não haver perda de compatibilidade, os leitores de DVD-ROM em geral lêem os discos CD-ROM.
Para assistir a filmes em um leitor de DVD-ROM, é necessário ter uma placa especial (MPEG-2), que decodifica os dados gravados. Alguns micros mais recentes já estão saindo de fábrica com DVD. Para os que não dispõem do recurso, começam a chegar kits DVD, como o Diamond Maximum DVD.
Instalação
A instalação não apresentou dificuldades, apesar das instruções pouco claras do manual.
O processo de instalação é semelhante ao de um kit multimídia. Como em qualquer instalação de hardware, usuários que não estejam familiarizados com os procedimentos devem procurar uma pessoa especializada para evitar possíveis danos ao equipamento.
Sendo o drive DVD-ROM padrão IDE (como o padrão de grande parte dos leitores de CD-ROM), precisa ser configurado como mestre ou escravo antes da ligação à controladora IDE (feita via um cabo que vem com o kit).
Caso a pessoa já tenha um dispositivo ligado à controladora IDE, o drive deve ser configurado como escravo. Se não, como mestre.
Já a placa MPEG-2 deve ser instalada em um conector tipo PCI. Caso o usuário tenha uma placa de som, pode ligá-la à placa MPEG-2. A saída estéreo da placa MPEG-2 pode ser usada para a ligação de caixas acústicas amplificadas.
Já o monitor de vídeo deve ser desconectado da placa SVGA e conectado à placa MPEG-2.
O usuário deve, em seguida, conectar saída da placa de vídeo à entrada SVGA da placa MPEG-2 (com cabo incluído no kit). Isso porque é a placa MPEG-2 que exibe as imagens a partir do DVD, e não a placa SVGA (controladora do vídeo).
Terminada a instalação e ligada a máquina, ela travou durante o processo de iniciação. O travamento ocorreu na iniciação da placa MPEG-2.
A solução foi alterar no Bios (Award 4.50) o parâmetro PNP BIOS AUTO-CONFIG para AUTO. Na nova tentativa, o "Windows 95" reconheceu a placa e pediu seus drivers (programas adaptadores), que também foram reconhecidos. A instalação dos jogos e da enciclopédia não apresentou novidades.
Tecnologia subaproveitada
Apesar da pouca documentação do Maximum DVD, ele é um produto interessante para aqueles usuários que gostam de experimentar novidades.
Por enquanto, títulos em DVD são escassos, o que não permite ainda tirar proveito total dessa nova tecnologia.
A um preço sugerido de R$ 900, o produto exibe uma relação custo/benefício apenas razoável. Essa situação deve se alterar em breve, quando existirem mais títulos disponíveis e o preço de equipamento sofrer a redução esperada.
Quem pretende adquirir um novo equipamento com kit multimídia, deve avaliar a possibilidade de comprar um drive que permita a reprodução de DVDs. A qualidade da imagem é excelente, abrindo muitas possibilidades para quem trabalha com multimídia e tem interesse em produzir pacotes que combinem imagens reais e som.

Armando de Oliveira Fortuna (fortuna@ lcad.icmsc.sc.usp.br) é PhD em ciências da computação pela Universidade de Manchester - Inglaterra. Trabalha com computação paralela.

Colaborou Onofre Trindade Júnior, doutor em física aplicada.

Texto Anterior: HP Brasil reduz preços; Portátil da Daewoo; Soft de fax e telefone; Para criar home pages; Internet e design; Kit para AcerAspire; SBT entra na rede
Próximo Texto: Confira o resultado da avaliação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.