São Paulo, quarta-feira, 15 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Código divide mercados

ESPECIAL PARA A FOLHA

Os estúdios de cinema, tentando preservar os mercados regionais, exigiram que o padrão DVD incluísse códigos para evitar que um filme em DVD seja exibido em certas áreas geográficas.
Cada aparelho leitor de DVD vem de fábrica com um código referente à região onde ele será vendido e somente tocará discos com o código daquela região. Discos comprados em regiões diferentes daquela do toca-DVD não serão exibidos.
As regiões são: 1 - Canadá, EUA e seus territórios; 2 - Europa, África do Sul, Oriente Médio (incluindo Egito) e Japão; 3 - Sudeste Asiático, países da Ásia Oriental; 4 - Austrália, Nova Zelândia, Ilhas do Pacífico, América Central, América do Sul e Caribe; 5 - Antiga União Soviética, subcontinente Indiano, África (menos Egito), Coréia do Norte e Mongólia; 6 - China.
Apesar de constar no padrão DVD, a presença nos discos dos códigos regionais não é obrigatória ainda e alguns discos podem ser tocados em mais de uma região. Os códigos regionais também se aplicariam aos DVD-ROMs, mas seu uso só é permitido com vídeos.
Dependendo de quão estrita for a adoção do código, não mais será possível comprar um filme (em DVD) nos EUA, por exemplo, e tocá-lo aqui no Brasil. O mesmo talvez se dê com os DVDs de áudio.

Texto Anterior: Confira o resultado da avaliação
Próximo Texto: Placa de vídeo é longa e pode não caber no seu PC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.