São Paulo, quarta-feira, 15 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda a tecnologia dos videodiscos

ESPECIAL PARA A FOLHA

O DVD (Digital Video Disk ou Digital Versatile Disk, como também é chamado) pode ser entendido como uma versão do CD-ROM com capacidade muito maior. Fisicamente, o DVD é semelhante ao CD-ROM.
O aumento de capacidade é devido ao comprimento menor das marcas onde é registrada a informação no disco, ao maior número de trilhas, à área de dados maior, à modulação mais eficiente, à correção de erros mais eficiente e à melhor setorização.
Esses melhoramentos permitem que o DVD tenha uma capacidade cerca de sete vezes maior que o CD-ROM comum.
Além disso, o DVD pode ser gravado nos dois lados e possuir duas camadas por lado, fazendo sua capacidade aumentar em quase quatro vezes. Enquanto o CD-ROM armazena 650 Mbytes de dados, o DVD pode armazenar até 17 Gbytes -26 vezes mais.
O grande atrativo do DVD é o armazenamento de vídeo, daí o seu nome inicial (Digital Video Disk).
Sua grande capacidade de armazenamento, aliada à técnica de compressão de vídeo MPEG-2, possibilita que até 5,5 horas de vídeo digital possam ser armazenadas em um único disco.
Qualidade superior
O vídeo digital armazenado no DVD apresenta qualidade superior ao armazenado em fitas VHS ou em discos videolaser. A resolução em linhas horizontais é de 500 para o DVD, 425 para o videolaser e 240 para uma fita VHS normal. Para sentir essa diferença é necessária a utilização de um aparelho de TV de alta qualidade.
O áudio é normalmente armazenado no padrão Dolby Surround 5+1, com dois canais dianteiros, dois canais traseiros (surround), um canal frontal e um canal de efeitos especiais, normalmente destinado a reprodução de sons graves (subwoofer).
O áudio pode ser armazenado em até oito idiomas, com as legendas em até 32 idiomas. A imagem pode ser reproduzida em formatos diferentes (4X3, 16X9) em TVs normais ou de tela larga.
É possível associar senhas aos filmes para que crianças não tenham acesso a filmes indesejados e é possível a seleção de diversos ângulos de câmara durante a reprodução de um filme, desde que o filme tenha sido produzido com essa facilidade.
Além do DVD de vídeo, há também o de áudio (padrão ainda não definido) e o DVD-ROM, provável sucessor dos atuais CD-ROMs.
Gravação
Um aspecto importante da tecnologia DVD é a possibilidade de gravação de informações.
O DVD-R pode ser gravado apenas uma vez, com até 3,95 Gbytes; e o DVD-RAM, com até 5,2 Gbytes (leia texto ao lado), pode ser gravado e apagado várias vezes.
O DVD-R usa tecnologia semelhante ao CD-R (o CD que pode ser gravado uma vez). Espera-se atingir a capacidade de 4,7 Gbytes em alguns anos -importante para a gravação de vídeo digital (aproximadamente 2 Gbytes por hora). Outros formatos de discos regraváveis estão sendo pesquisados -um pode chegar até 17 Gbytes.

Texto Anterior: Placa de vídeo é longa e pode não caber no seu PC
Próximo Texto: Sistema muda computação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.