São Paulo, quarta-feira, 15 de outubro de 1997
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Micro ganha gostinho de novos filmes

Estúdios levam trailers ao ar

MIKE SNIDER
DO "USA TODAY"

Amostras de filmes que, no calendário, parecem estar distantes de seu lançamento no cinema estão sendo veiculadas com exclusividade pela Internet.
Os estúdios estão usando a rede para oferecer informações sobre filmes ansiosamente aguardados pelos fãs, como as sequências de "Guerra nas Estrelas" e "Godzilla", meses antes do seu lançamento -em parte como resposta à enxurrada de informações, não autorizadas, trocadas pelos fãs por meio da rede.
"Nós pensamos que seria importante criarmos uma voz oficial para os fãs," diz o diretor de marketing da Lucasfilm, Jim Ward.
Na página www.starwars.com, a Lucasfilm afixou mais de uma dúzia de fotos da recém-acabada primeira fase das filmagens de "Guerra nas Estrelas: Episódio 1", do diretor e produtor George Lucas, o qual não irá chegar aos cinemas antes de 1999.
Internautas já podem ver o ator que interpretará Anakin Skywalker (o jovem Darth Vader), o robô R2-D2 na rua de uma cidade desértica, os esboços da produção de arte e o diretor George Lucas nas locações. Novas fotos são divulgadas todo mês na página.
A Columbia TriStar coloca a cada dia uma foto diferente do filme "Godzilla" no site www.godzilla. com, para os fãs colecionarem. A página também traz arquivos multimídia com o som dos grunhidos do monstro Godzilla e trailers do filme.
O site da MGM/UA sobre a mais nova continuação da cinessérie do espião 007, "James Bond -Tomorrow Never Dies", está na página www.tomorrowneverdies. com desde julho, apesar de o filme estar previsto para chegar aos cinemas até 19 de dezembro. Entre os regalos que o site oferece estão fotos da co-estrela Teri Hatcher, um poster, um trailer e clips com cenas de ação do filme.
Essa mídia ainda está na sua infância, e o seu retorno promocional permanece incerto. Entretanto milhares de dólares gastos em um site não somam muito em meio às campanhas publicitárias multimilionárias de Hollywood. "Eles têm de fazer isso porque todo mundo está fazendo o mesmo," diz Jack Trout, estrategista de marketing da Greenwich Comunications.
A compensação dessa forma de divulgação é que os estúdios podem controlar como o conteúdo é usado, como disse o analista da indústria de entretenimento Harold Vogel, da Cowen & Co., de Nova York. "Se eles podem lançar as informações seletivamente, aumentarão o interesse nelas."

Tradução de David Hopkins

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