São Paulo, quarta-feira, 15 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Apple investiga falha em novo de sistema "Mac OS 8"

DAVID HOPKINS
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Problema pode impedir a inicialização do micro e até apagar arquivos

Apple investiga falha em novo sistema "Mac OS 8"
com agências internacionais
A Apple está investigando uma falha no novo sistema operacional dos computadores Macintosh, o "Mac OS 8", lançado em julho deste ano, e que afeta alguns dos modelos Power Mac e Performa.
O bug (defeito operacional do programa) pode ter sido causado por uma falha, que já estava presente no hardware dos computadores, e que permaneceu latente até que o novo "Mac OS" fez com que ela aparecesse.
Alguns usuários reclamam que, após a instalação do sistema operacional, ao reinicializar o sistema, um ponto de interrogação piscando aparece na tela e impede o acesso aos arquivos do disco rígido.
O problema, segundo a página de suporte da Apple na Internet, pode ser devido a uma incompatibilidade entre os discos rígidos IDE de 1,2 Gbyte de certos modelos e o sistema operacional.
O bug começou a ser detectado no Japão, o segundo maior mercado da Apple no mundo, e atinge apenas uma pequena parcela dos computadores da empresa.
Segundo o gerente de desenvolvimento de mercado da Apple do Brasil, Luciano Kubrusly, a empresa ainda não recebeu nenhuma reclamação quanto ao defeito no país mas, caso ele ocorra, é recomendável ligar para uma assistência técnica autorizada.
Se você encontrou esse problema no seu Macintosh, a Apple fornece um programa que conserta o defeito chamado "Drive Setup 1.3.1" na página macos.apple. com/macos/latebreak/new information.com.
Há mais informações no site support.info.apple.com/ftp/ fqmflash.html.
As cópias dos sistemas operacionais "Mac OS" vendidas nas lojas já irão incorporar o arquivo que resolve o defeito.
Apesar de poucos micros sofrerem desse bug, a Apple aconselha que os usuários façam cópias de segurança do conteúdo do disco rígido antes de instalar o soft.
Outra dica é acionar o comando "sleep" em vez do "shut down", porque o defeito só aparece com o desligamento do sistema.
(DH)

Texto Anterior: E-mail gratuito; Publicidade na rede; Chip de 600 MHz; Briga de patentes; Cartão-moeda; União em 64 bits
Próximo Texto: "IE 4" tem bug em ajuda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.