São Paulo, quinta-feira, 16 de outubro de 1997
Texto Anterior | Índice

Veja as dicas dos médicos

ANDRÉ LOZANO
DA REPORTAGEM LOCAL

Tomar muito líquido, não fazer exercícios em horários quentes, ficar em lugares ventilados, proteger a pele e tomar banhos curtos. Essas são as principais dicas de médicos para quem quiser se prevenir do calor.
O professor de clínica geral da USP Arnaldo Lichtenstein aconselha não praticar esportes em horários muito quentes. "Exercícios devem ser feitos de manhã ou no final da tarde."
Outra dica é evitar alimentos expostos ao ar livre. "Eles podem estragar mais rápido e a pessoa ter diarréia, causando-lhe desidratação", afirma o médico.
"Com o calor, é normal a pessoa querer ficar mais tempo no banho. Isso é um erro. O banho prolongado com muito sabonete elimina a camada de gordura da pele, deixando-a mais exposta à ação do sol."
Os banhos devem demorar de dois a três minutos. "O segundo ou terceiro banho do dia deve ser feito sem sabonete ou com sabonete neutro", diz.
Segundo ele, as pessoas, principalmente as de pele clara, devem usar hidratantes e protetores solares. A ingestão de bastante líquido também é importante.
O médico Mauro Antonio Griggio recomenda o uso de roupas leves em ambientes ventilados "para que o calor do corpo passe ao ambiente".

Texto Anterior: Calor de 34,6°C é o maior de SP em 3 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.