São Paulo, quinta-feira, 16 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Slater, Pelé...

CARLOS SARLI

Sempre soube que recordes existem para serem quebrados. Acredito, no entanto, que alguns são registrados para se eternizarem.
Visto por um ocidental pela primeira vez no século 18, o surfe foi difundido no começo deste século, para só em meados dos anos 70 firmar um ranking mundial e ter seu primeiro campeão global.
Em 22 campeonatos, metade ficou na mão de apenas três atletas, retrospecto que favorece a expectativa de grandes campeões com vários títulos.
Apesar disso, Kelly Slater, 25, com cinco títulos, firma seu nome como uma pegada de dinossauro na rocha. Pegada que deverá ficar ainda mais profunda e jamais superada.
A revista norte-americana "Outside" listou cinco recordes que, segundo a publicação, nunca serão alcançados devido aos limites do ser humano.
Correr uma maratona em menos de duas horas - o recorde é de 2h06min50s.
Quanto mais rápido você corre, mais os músculos exigem combustível. Num certo momento, seu esforço superará a capacidade do corpo de distribuir essa força.
O motivo impedirá os ciclistas de bateram a marca de 60 km na hora -recorde: 56,375 km.
O sono é o que pega para atravessar o Canal da Mancha por mais de cinco vezes. O recorde mundial é de 30 horas para uma travessia tripla.
Já para o recorde dos 100 metros, de Donavan Bailey -9,84s-, a revista garante que ninguém baixará os 9,5s, porque acima de 30 km/h os músculos se rompem.
Outro considerado imbatível é surfar uma onda de 40 pés sem ajuda de reboque. O recorde, segundo a "Outside", é de Darrick Doerner em Waimea: 25 pés, destacando que Brock Little, durante um Eddie Aikau, já entrou em uma onda de 30 pés mas não conseguiu surfá-la.
Cinco mundiais, 1.279 gols ... Faltaram recordes na lista.

Texto Anterior: Entre os grandes, o clube mais atrasado
Próximo Texto: WQS; Vale-Tudo; Windsurfe
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.