São Paulo, quinta-feira, 16 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Problemas ambientais sempre caem

VERA LUCIA DA COSTA ANTUNES
ESPECIAL PARA A FOLHA

Um dos assuntos mais frequentes nas provas de geografia é a questão ambiental.
É fundamental analisar os problemas de poluição atmosférica, principalmente nas metrópoles. Essa poluição está relacionada com os meios de transporte, os altos índices de gás carbônico e outros gases resultantes de atividades industriais e também das queimadas e da incineração de resíduos sólidos, entre outros.
A poluição tende a gerar desequilíbrios climáticos, como a destruição da camada de ozônios, o efeito estufa, as chuvas ácidas etc.
O aluno deve entender o processo da formação da ilha de calor nos centros urbanos, a inversão térmica e ainda os efeitos da poluição sobre a vegetação.
Temos ainda nos grandes centros urbanos a questão do lixo, dos esgotos e da água encanada. Deve-se destacar ainda a poluição dos rios urbanos, como o Tietê e, também, dos mananciais que abastecem as cidades.
A qualidade da água que abastece as residências é tão importante, que, segundo a ONU, 80% das doenças existentes no Terceiro Mundo devem-se à má utilização desse recurso hídrico.
Também é importante entender a degradação ambiental no campo, em especial nas áreas que passam por um processo de modernização agrária, com uso intenso de adubos químicos e de agrotóxicos.
Outro problema é a desertificação, ocasionada pelo uso inadequado do solo, bem como pelas queimadas sucessivas e pelos intensos desmatamentos.

Texto Anterior: VEJA SE APRENDEU
Próximo Texto: VEJA SE APRENDEU
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.