São Paulo, quinta-feira, 16 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estequiometria é 40% da prova

MÁRIO GHIO JÚNIOR
ESPECIAL PARA A FOLHA

O vestibulando deve sempre ter em mente que uma equação química montada e balanceada implica uma proporção fixa entre todos os reagentes e produtos participantes. Se dobrarmos a quantidade de reagentes, a de produtos aumentará na mesma quantidade.
O cálculo estequiométrico (ou cálculo das medidas apropriadas) é o cerne da química quantitativa, uma vez que relaciona matematicamente todas as quantidades de substâncias envolvidas em uma reação.
O passo inicial é montar e balancear a reação, em seguida devemos escrever embaixo de cada substância a proporção em mols (coeficientes da equação balanceada). Como a maioria dos exercícios não pede as quantidades em mols, é necessário que adaptemos a proporção em mols às unidades solicitadas na questão (massa, volume nas CNTP, número de moléculas etc.).
O último passo é colocar os dados numéricos da questão e efetuar a regra de três. Lembre-se de que o cálculo estequiométrico corresponde a, aproximadamente, 40% das provas de química. Algumas questões utilizam o cálculo estequiométrico misturado com outras grandezas (entalpia, leis de Faraday etc.).

Texto Anterior: VEJA SE APRENDEU
Próximo Texto: VEJA SE APRENDEU
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.