São Paulo, quinta-feira, 16 de outubro de 1997
Próximo Texto | Índice

Holanda abre asilo para homossexuais

TARCISIO LAGE
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE AMSTERDÃ

A ministra da Saúde da Holanda, Els Borst, inaugura hoje em Amsterdã, capital do país, um asilo exclusivo para idosos homossexuais dentro do complexo Rieshuis.
Segundo a ministra, a experiência, para a qual foram destinados sete andares de um dos prédios do Rieshuis, é a primeira do tipo patrocinada por um governo.
O complexo, que conta com financiamento oficial, é um dos maiores da Holanda destinado a receber idosos de baixa renda.
Os velhos homossexuais, homens ou mulheres, sós ou em casais, poderão ser admitidos na nova ala a ser inaugurada hoje desde que provem ter mais de 65 anos, uma renda anual inferior ao equivalente a US$ 31 mil e terem residido anteriormente em Amsterdã.
Para Wolf Huis, um dos patrocinadores do projeto, os idosos homossexuais "têm medo do isolamento e de não serem aceitos porque, em sua geração, o tema da opção sexual era um tabu. Naqueles tempos, ser homossexual era um segredo". "Para os idosos, a homossexualidade é um fenômeno que afeta seus filhos ou seus netos, jamais a sua própria geração", afirmou Huis. "O relacionamento deles com heterossexuais de sua idade é difícil."
O patrocinador do projeto disse também que é "muito doloroso para os homossexuais presenciarem as conversas típicas de asilos -eles, em geral, não têm filhos ou netos". Segundo Huis, muitos dos demais idosos de Rieshuis aceitaram a idéia, mas houve "algumas exceções".
Guetos
A Associação dos Homossexuais da Holanda, COC (sigla em holandês), recebeu com certas ressalvas a iniciativa do governo. Há o temor de que a decisão possa representar uma maneira de discriminação, de criação de guetos.
Para a comunidade homossexual, no momento, a prioridade é a luta pela oficialização dos casamentos homossexuais e o direito à adoção de filhos.
Na Holanda, é comum que idosos, não importa a condição social, acabem nos asilos. Muitos, quando se aproximam dos 60 anos, começam os primeiros contatos para reservar seu lugar nas casas para idosos.
Condomínios
A maioria das casas funciona como prédios de condomínio, em que cada idoso dispõe da chave de seu pequeno apartamento. Todas as casas têm facilidades como refeitório comum e sala de jogos. A assistência, quando se chega a uma idade muito avançada, é feita geralmente por voluntários.
A criação de novas casas para velhos homossexuais em outras cidades da Holanda vai depender da experiência em Amsterdã e da reação da comunidade homossexual, que está dividida na questão.
A rua Vinken, onde se situa a casa de idosos para homossexuais, localiza-se no bairro de Jordaan, perto do centro da capital holandesa, conhecido por seus bares e restaurantes que reúnem intelectuais e boêmios.

Próximo Texto: Amsterdã tem bar para imigrantes ilegais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.