São Paulo, quinta-feira, 16 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sonda Cassini é lançada rumo a Saturno

CLÁUDIA PIRES
DE NOVA YORK

A sonda norte-americana Cassini foi lançada ontem rumo ao planeta Saturno pela Nasa (agência espacial dos EUA) no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida (Costa Leste dos EUA).
O lançamento ocorreu às 6h43 (horário de Brasília), depois de semanas de protesto de organizações ambientalistas norte-americanas, indignadas pela presença de material radiativo a bordo. A primeira tentativa de lançamento da sonda ocorreu na segunda-feira. Na ocasião, o lançamento foi adiado por problemas atmosféricos e nos computadores centrais.
Antes de chegar à órbita de Saturno, em 2004, a Cassini vai passar por Vênus (1998) e Júpiter (2000). Ela também deve voltar a passar perto da Terra em 1999.
A Cassini é a maior e mais cara sonda já lançada pela Nasa e carrega 32,7 kg de plutônio-238 como combustível. O projeto começou a ser desenvolvido em 1989 e teve um custo estimado de US$ 3,4 bilhões. O plutônio-238 é altamente radiativo.
Além da preocupação com o lançamento, os críticos do projeto temem que a sonda tenha problemas e possa penetrar a atmosfera terrestre em 1999, quando deverá passar a 800 km do planeta.
A Florida Coalition for Peace and Justice, uma das associações que fizeram campanha contra o lançamento da Cassini, afirma que continuará fazendo novas campanhas para evitar outros lançamentos.
A sonda Cassini será a primeira a atingir a órbita de Saturno para explorar melhor o planeta. O projeto envolve a participação da França, do Reino Unido e de outros países integrantes da Agência Espacial Européia (ESA), que construíram o pousador Huygens, que deverá descer em Titan, a segunda maior lua de Saturno.
O nome Cassini se refere a dois astrônomos que fizeram importantes descobertas sobre Saturno. Gian Domenico Cassini (1625-1712), nascido em Gênova, atual Itália, descobriu a faixa escura entre os anéis A e B do planeta.
Seu filho Jacques Cassini (1677-1756), nascido em Paris, na França, concluiu suas tabelas sobre os movimentos dos satélites de Saturno. O nome do pousador Huygens é uma homenagem ao físico, matemático e astrônomo holandês Christiaan Huygens (1629-1695), que descobriu a forma dos anéis de Saturno.

Texto Anterior: Terremoto mata ao menos oito no Chile
Próximo Texto: ILUSTRAÇÃO: O LANÇAMENTO E O TRAJETO DA MISSÃO CASSINI-HUYGENS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.