São Paulo, sexta-feira, 17 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Receita deve ser inferior à esperada

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo federal não vai mais liberar 100% dos recursos previstos no Orçamento da União deste ano como pretendia, porque a arrecadação de impostos ficará abaixo dos R$ 114,9 bilhões esperados.
O secretário do Tesouro Nacional, Eduardo Guimarães, disse que está acontecendo uma frustração de receitas: "As receitas no final de 97 vão ficar aquém do esperado". Um dos motivos é a redução da inflação. Ao refazer suas projeções para 97, o governo estimava uma inflação de 6% a 7%. Agora, espera um índice entre 5% e 6%.
Segundo Guimarães, deve ser editado novo decreto de programação financeira, determinando quanto cada ministério e cada órgão terá de recursos em 97.
Em março, o ministro Antonio Kandir (Planejamento) disse que seriam liberados a cada dois meses 85% do previsto na lei orçamentária. Isso porque o governo ainda não tinha certeza da prorrogação do FEF (Fundo de Estabilização Fiscal), o que deve ocorrer.

Texto Anterior: CPI quer bloqueio de telefone 0900 em SP
Próximo Texto: Governo deve cortar gastos até fim de 97
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.