São Paulo, sexta-feira, 17 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Incêndio está queimando jequitibá milenar

CARLOS HENRIQUE SANTIAGO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Um incêndio criminoso está destruindo uma das maiores e mais antigas árvores do Brasil -um jequitibá com mais de 1.000 anos de idade e 54 metros de altura que fica na zona rural de Carangola (404 km a sudeste de Belo Horizonte), em Minas Gerais.
O major Evando Lourenço Dias, comandante da Polícia Militar de Carangola, disse que o incêndio começou no último sábado e foi provocado por alguém que colocou fogo em uma fenda no tronco da árvore.
Nenhuma outra planta foi atingida pelo fogo, que penetrou pelo interior do tronco e atingiu 30 metros de altura, dificultando o trabalho dos bombeiros. Andaimes foram construídos por voluntários ao lado da árvore e o combate está sendo feito com mangueiras que jogam água no interior do tronco de cima para baixo. Até as 18h de ontem, ela continuava ardendo.
O biólogo Brás Consensa disse que o incêndio não matou a árvore, mas pode ameaçar sua sobrevivência. Há dois anos, foi feito um trabalho de recuperação depois de danos provocados por uma ventania.
Ele disse que pesquisadores da Unicamp calculam sua idade entre mil e 2.000 anos e o consideram o segundo maior jequitibá do país, menor apenas do que um espécime que existe perto de Campinas.

Texto Anterior: Acidente com avião da TAM fecha aeroporto
Próximo Texto: Piloto teve medo de explosão, diz irmã
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.