São Paulo, sexta-feira, 17 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Centro Cultural Light recebe desenhos inéditos de Leonilson

ANNA LEE
DA SUCURSAL DO RIO

O Centro Cultural Light, localizado no centro do Rio, expõe até o dia 9 de novembro obras do artista plástico José Leonilson Bezerra Dias (1957-1993).
A mostra reúne 105 desenhos publicados na Folha entre março de 1991 e maio de 1993 que ilustraram a coluna "Talk of the Town", de Barbara Gancia.
Também estão sendo apresentados outros 13 trabalhos do artista, que fazem parte do acervo do MAM-SP (Museu de Arte de Moderna de São de Paulo).
Nas ilustrações das crônicas semanais, Leonilson usou como recurso gráfico palavras e frases, elementos frequentes em seus outros desenhos e bordados.
Com a evolução de seu trabalho na Folha, o artista foi conquistando independência em relação aos episódios comentados nos textos.
Nos desenhos de setembro e outubro de 1991, Leonilson retrata com humor e ironia as tensões da vida contemporânea. A fase indica um período de passagem da ilustração para a caricatura.
Rios, bagagens, escadas e travessias também foram temas explorados pelo artista nessa fase.
Ele deixava transparecer sua vulnerabilidade, mas sem ser melancólico.
É a primeira vez que esse conjunto de desenhos é mostrado ao público.
Os 13 trabalhos do acervo do MAM-SP, que mostram técnicas diversas, também são inéditos no Rio.
"Cheio/Vazio" já pertencia ao museu. Os outros 12 trabalhos, que foram cedidos, no ano passado, pela família do artista plástico, estiveram expostos no museu paulistano até o último dia 31 de agosto.
Livro e vídeo contínuo
A exposição marca o lançamento nacional do livro "Use, É Lindo, Eu Garanto".
A obra, impressa na Itália, tem 105 desenhos, em 240 páginas em preto-e-branco, e texto do crítico Ivo Mesquita.
O crítico avalia o trabalho de Leonilson: "Ele se empenha em desmascarar regras, tabus, constrangimentos e limites das injunções morais impostos ao corpo e ao desejo".
"Use, É Lindo, Eu Garanto" marca o surgimento oficial da editora Cosac & Naify, primeira do país dedicada exclusivamente às artes plásticas.
Além disso, durante o evento será exibido, em sessões diárias e contínuas, o vídeo "Com o Oceano Inteiro para Nadar", sobre a obra de Leonilson.
A obra, narrada pelo próprio artista, traz trechos de 17 horas de depoimentos gravados durante seus três últimos anos de vida.
Dirigido por Karen Harley, "Com o Oceano Inteiro para Nadar" é parte integrante da série RioArte Vídeo-Arte Contemporânea.

Exposição: Leonilson
Onde: Centro Cultural Light (av. Marechal Floriano, 168, térreo, centro, tel. 021/221-1822)
Quando: até 9 de novembro. De segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado e domingo, das 14h às 18h
Quanto: grátis

Texto Anterior: Geraldo Azevedo vai ao Canecão
Próximo Texto: Sotheby's reúne modettes do globo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.