São Paulo, segunda-feira, 20 de outubro de 1997
Próximo Texto | Índice

Tirania da baianidade; ECA é bom, mas irreal; Spice é tudo!; Superbowl; Fã-clube do Smashing; Recado ao juiz; Ioschpe no país errado; Sem babaquice

Baiano denuncia a ditadura da baianidade e mineiro diz que estatuto do menor só é imposto ao pobre. Confira

Tirania da baianidade
"S.O.S., socorro, help! Nasci em Salvador e vivo nessa cidade, que adoro por sua beleza e não trocaria jamais por outra. No entanto existe em Salvador a ditadura da cultura afro. Para provar sua baianidade, você tem de gostar de tudo que vem da África, adorar os deuses do candomblé, achar o Carnaval interessante, a axé music uma maravilha e o ACM uma coisa fofa. Para entender mais ainda: sou amante do bom e velho rock, porém é muito difícil ser rocker aqui, por falta de estrutura. É muito mais fácil para um monte de semi-analfabetos com tambor na mão montar uma banda de pagode e fazer sucesso do que para as bandas de rock. Até a única opção que tínhamos, a rádio Transamérica, se rendeu à baixaria e vem incluindo idiotas como Netinho, banda Eva e Chiclete com Banana. E agora, o que faço?"
André Luis Lago (Salvador, BA)

ECA é bom, mas irreal
"O Estatuto da Criança e do Adolescente é uma obra bem-elaborada, pena que não esteja de acordo com a realidade brasileira. É desconhecido por grande parte das autoridades, principalmente a polícia.
A maioridade deve ser abaixada para 16 anos, pois o jovem já possui nessa idade plena consciência dos seus atos e deve ser punido como maior de idade. Como a lei atual não os pune de maneira mais severa, eles são utilizados por maiores em ações criminosas. O ECA, na prática, parece que só existe para os pobres, pois, pelo menos em minha cidade, quando um rapaz de classe média comete um delito o máximo que ele recebe é a 'pena' de prestação de serviços à comunidade, que não é fiscalizada, e o menor acaba não cumprindo ou sendo acobertado por meio de suborno pela instituição à qual deveria prestar o serviço. Está na hora de os nossos legisladores pararem de pensar nos seus direitos e se lembrarem do povo, que lhes deu poderes e confiança para tornar o país melhor."
Ben Hur Barbosa (Uberlândia, MG, via e-mail)

Spice é tudo!
"Quem não ama as Spice? Só quem não tem crítica, algumas delas não cantam bem, mas conquistam sua cabeça, não é? Qual a banda que vamos idolatrar? Blur, Oasis, que só gritam? Fiquei com a cara no chão quando vi o que André Jenji Souza mandou por e-mail para vocês."
Isabela Yuri Tsuji (Marília, SP)

Superbowl
"Na reportagem sobre skate (13/10), faltou falar justamente do melhor bowl, o do Rio Sul, aqui no Rio, eleito por revistas especializadas e pelos melhores skatistas internacionais como o melhor bowl do mundo."
Leonardo Moraes Talina, 21 (Ilha do Governador, RJ, via e-mail)

Fã-clube do Smashing
"Eu queria divulgar o meu fã-clube do Smashing Pumpkins: The Brazilian Smashing Pumpkins Information Center, r. Jandaiatuba, 45, apto. 11, CEP 057-16150, São Paulo, SP." Alessandra, 12 (via e-mail)

Recado ao juiz
"No dia 28/9, fui comprar ingresso para o show do Planet Hemp e fiquei sabendo que um juiz havia mudado a censura de 14 para 18 anos, por questão de segurança.
Em vez de cuidarem dos problemas da rua, vão encher o saco da galera que não está fazendo nada, que só quer curtir o som dos caras. Tenho um recado para esse juiz: por questão de segurança, você censurou o show para menores de 18; se havia perigo para a galera de 14, por que não para os de 18? Ligue-se e vá cuidar do que não há jeito."
André da Silva, 14 (São Paulo, SP)

Ioschpe no país errado
"Talvez a indignação e o desespero sejam os motivos de tanta raiva do nosso revoltado Gustavo Ioschpe, colunista do Folhateen, que disparou com sua peregrinação por uma 'merreca' de visto americano (edição de 29/9).
Como se não bastasse, ressaltou que não é culpa daqueles 'seres superiores' termos nascido no país errado. Xiiii, Gustavo! Quem nasceu no país errado foi você! Pior do que a leitora que ignora quem mora no interior é você, que ignora o país em que nasceu."
José Antonio Neves Jr., 17 (Campinas, SP)

Sem babaquice
"Achei muito interessante colocar na edição de 13/10 as pistas de skate de diversos Estados do país. As quatro rodinhas estão em toda parte, inclusive nos lugares em que eu achava que o movimento era pouco difundido. Queria saber se há condições de aumentar as páginas do jornal, pois é uma coisa que os jovens de hoje estão precisando: informação sem babaquice! Abração a todos que curtem o movimento SK8."
Kleber Osny (via e-mail)

Folhateen: al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo, SP, CEP 01202-900. E-mail: Folhateen@uol.com.br. Mande seu nome completo, idade, endereço e telefone.

Próximo Texto: Não existe penetração completa; ou é tudo ou é nada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.