São Paulo, segunda-feira, 20 de outubro de 1997
Próximo Texto | Índice

Computador vai ajudar a vender gás

HEINAR MARACY
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Depois de levar Beethoven para as massas com sua inesquecível versão de "Pour Elise", os caminhões de distribuição de gás agora vão se transformar em terminais móveis de venda.
A Ultragaz, uma das distribuidoras de gás liquefeito de petróleo (GLP) do país, está informatizando sua frota de caminhões com coletores de dados e pequenas impressoras.
Com esses equipamentos, será possível imprimir boletos bancários no próprio caminhão, no momento da venda.
O objetivo é melhorar o atendimento a grandes usuários de GLP, como indústrias e empresas comerciais, agilizando a cobrança bancária e reduzindo a papelada necessária para a transação.
"Com o novo sistema poderemos personalizar as vendas, deixando que os clientes escolham qual a melhor forma de pagamento, além de centralizar em um banco de dados as preferências de cada um", diz Luis Meloni, diretor de controladoria da Ultragaz.
Censo 2000
O equipamento utilizado será um terminal de dados e uma impressora matricial de impacto, fabricados pela empresa européia Telxon e distribuídos no Brasil pela Unimicro.
Tanto o terminal quanto a impressora suportam ambientes hostis, com resistência a vibração e temperaturas de -20 graus centígrados a 60 graus centígrados.
A impressora pesa 2 kg e mede 36,5 cm de largura por 9 cm de altura. O terminal tem 2 Mbytes de memória RAM e pode ter um modem interno opcional para transmissão de dados.
Segundo a Unimicro, empresa mexicana que realiza projetos de informatização de força de vendas, esse é o seu primeiro projeto no mundo a incluir a impressão de boletos em terminais móveis.
Inicialmente, a transmissão de dados será feita nos momentos de saída e chegada dos caminhões. Em uma segunda etapa, os dados serão transmitidos por rádio ou modem celular.
Preços liberados
Meloni afirma que o projeto é uma iniciativa da empresa, que prevê a liberalização dos preços do setor pelo governo.
"Atualmente ainda estamos engessados por uma tabela de preços de gás, mas acreditamos que isso irá mudar em breve", diz ele.
"Com a liberação de preços, será possível personalizar ainda mais nosso atendimento, cobrando mais e prestando serviços diferenciados para determinados clientes ou realizando promoções."
Outro fator importante, segundo Meloni, é a eliminação de erros causados pela redigitação de pedidos e a redução dos custos de cobrança bancária.
"Quando o caminhão chega, os dados coletados são transmitidos para um servidor -computador responsável pelo gerenciamento de uma rede de micros-, que os envia imediatamente para o banco, eliminando a necessidade de imprimir e enviar notas fiscais."

Onde saber mais - Unimicro, tel. (011) 5505-0444

Próximo Texto: Plug Use faz promoção com micro Macintosh; Red Network baixa o preço de hubs Compex; Notebook tem 40% de desconto na Megafour; Mtec oferece acesso ilimitado à Internet
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.