São Paulo, segunda-feira, 20 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

San Diego esbanja charme e cordialidade

ANDRÉ FISCHER
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A segunda cidade da Califórnia e sexta dos EUA guarda o charme dos pequenos vilarejos. A maioria dos habitantes ainda preserva os saudáveis hábitos de cumprimentar estranhos na rua a qualquer hora do dia e de acolher os visitantes com atenção e cordialidade.
Instalada em torno de uma baía fechada, San Diego abriga a maior base da Marinha norte-americana. As operações militares dominam a vida da cidade.
Em volta do porto ficam o Embarcadero, um shopping insosso de arquitetura opulenta, o Museu Marítimo e o Museu de Arte Contemporânea.
Logo atrás está situado o Gaslamp Quarter, centro histórico que, após sofrer uma séria degradação desde o início do século, passou por um processo de revitalização no final dos anos 80.
Hoje o charmoso centro abriga deliciosos cafés, lojas sofisticadas e um original sistema de bonde.
O coração da cidade é o Balboa Park, onde estão as principais atrações da região. Prédios em estilo espanholado, com rebuscados ornamentos róseos esculpidos em gesso, foram construídos durante a Exposição Pan-Americana de 1915 e abrigam 13 museus. No parque situa-se ainda um dos mais famosos zoológicos do mundo.
Mais ao norte fica Hillcrest, bairro universitário e boêmio, pontilhado por bandeiras do arco-íris. É lá, na rua 5, e na University Avenue que se concentram a animada vida noturna e os excelentes restaurantes de cozinha típica que cobram preços quase mexicanos.
As praias são uma atração mais para os norte-americanos do que para os brasileiros, pois têm areias escuras e águas infestadas de algas.
Atrações como o Sea World, no entanto, podem despertar a atenção. É o maior parque aquático do mundo e fica poucos minutos ao norte de Hillcrest.

Texto Anterior: Onde ferver
Próximo Texto: Praia gay fica à beira do abismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.