São Paulo, segunda-feira, 20 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Congresso da Abav traz clientes inéditos

MARISTELA DO VALLE
ENVIADA ESPECIAL AO RIO DE JANEIRO

O 25º Congresso da Abav (Associação Brasileira das Agências de Viagem), que terminou ontem, trouxe cerca de 150 operadores de viagem estrangeiros que não vendiam destinos no Brasil.
É a primeira vez que a Abav convidou "buyers" (como são chamados esses operadores) para participar do evento.
"Isso ocorreu porque o Brasil começou a entender que é preciso ter estratégia de comercialização para aumentar o fluxo de turistas", disse à Folha o presidente da Embratur, Caio Luiz de Carvalho.
Segundo ele, a Embratur lança no dia 28 de outubro a campanha "Viva seu Novo País" e está patrocinando catálogos de operadores estrangeiros em troca da inclusão do Brasil como destino.
O ministro da Indústria, Comércio e Turismo, Francisco Dornelles, salientou, na abertura do congresso, no dia 16, que o mercado turístico nacional cresceu 7% nos meses de maio e junho em função da campanha da Embratur.
A hora do Brasil
Dornelles também leu uma mensagem do presidente Fernando Henrique Cardoso. Nela, o presidente fala sobre o investimento de R$ 800 milhões no Prodetur (Programa de Desenvolvimento do Turismo), que visa melhorar as condições turísticas brasileiras, principalmente no Nordeste.
Durante o evento, o prefeito do Rio de Janeiro, Luiz Paulo Conde, apresentou o "Plano Maravilha", com o qual pretende melhorar a infra-estrutura da cidade para atrair turistas.
Na primeira fase do plano, foi realizado um raio X do Rio por meio de consulta a turistas e empresários de diversos setores. Foi constatado que há 1.638 recursos turísticos disponíveis na cidade (como monumentos, bares, praias e até um vulcão extinto), mas menos de 40 são explorados.
A meta do programa é trazer 7 milhões de turistas à cidade no ano 2000. Hoje o Rio é visitado por cerca de 4 milhões de pessoas por ano.
O presidente da Abav nacional, Sérgio Nogueira, falou da importância da recente aprovação da lei que regulamenta a profissão de agentes de viagem. Ela foi aprovada pelo Congresso Nacional e ainda deve ser votada pelo Senado.
A diretoria da Abav deve mudar com as eleições de novembro. Um dos candidatos é o presidente da Abav-Rio, Castro Neves.
Ele defende a realização dos congressos em uma só cidade. "Isso facilitaria o crescimento ordenado da feira". Para ele, o Rio de Janeiro seria um candidato natural.

Texto Anterior: Onde ferver
Próximo Texto: Lanchonete de cinema; Wet'n Wild vem para SP; SP ganha hotel da Ibis; Turismo na poltrona; Consórcio de viagens; Plano para remoções
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.