São Paulo, segunda-feira, 20 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Família bebe unida na Fenachopp

MARCO ANKOSQUI
ENVIADO ESPECIAL A JOINVILLE (SC)

Joinville, conhecida como a "Cidade dos Príncipes" e antes classificada como pólo industrial de Santa Catarina, hoje pode ser considerada a "Cidade das Festas".
No calendário estão a Fenatiro em maio, o Festival de Dança -o maior da América Latina e o quarto do mundo- em julho, a Fenachopp em outubro e a Festa das Flores em novembro.
Esses eventos obrigaram a cidade a formar uma estrutura própria para o turismo. Isso não foi muito difícil para as últimas gestões da prefeitura, que contaram com recursos de grandes empresas da cidade e o apoio da população.
A Fenachopp é a festa da cidade que causa mais euforia na população. Foi criada há dez anos por um grupo de pessoas interessadas em resgatar as tradições dos imigrantes europeus, principalmente alemães, que povoaram a região.
Na festa, um copo de 500 ml custa R$ 2. O visitante também pode degustar especialidades da cozinha típica alemã, como eisbein (joelho de porco), kassler (bisteca de porco defumada) e o bockwurst (salsicha), acompanhados de batata e chucrute, além do marreco recheado e outras iguarias.
A festa do chope de Joinville tem uma particularidade em relação às outras. Reúne milhares de pessoas dentro de um pavilhão. Famílias dançam e se divertem , como num Carnaval, com ordem e harmonia.

Texto Anterior: Lanchonete de cinema; Wet'n Wild vem para SP; SP ganha hotel da Ibis; Turismo na poltrona; Consórcio de viagens; Plano para remoções
Próximo Texto: Chuva leva 25% dos visitantes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.