São Paulo, terça-feira, 21 de outubro de 1997
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Microsoft pode ter de pagar US$ 1 mi por dia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Departamento de Justiça dos EUA solicitou ontem a um Tribunal Federal que imponha uma multa de US$ 1 milhão à Microsoft para cada dia em que a empresa viole as leis antimonopólio na comercialização do Explorer, o programa de navegação pela Internet.
Segundo a secretária de Justiça dos EUA, Janet Reno, os serviços antitruste estimam que a Microsoft estaria violando um acordo de 1995, que previa que a número um do mundo em programas para microcomputadores se comprometeria a pôr fim a práticas monopolistas em sua política de direitos de exploração junto aos fabricantes da área de informática.
Condição
A Microsoft transgrediu o pacto ao exigir dos fabricantes de microcomputadores que instalem, sob licença, seu programa de navegação pela Internet -o Explorer- como condição para a instalação de seu sistema operacional Windows 95, afirmou Reno.
"A Microsoft aproveita ilegalmente a posição de monopólio do Windows para estender esse monopólio e reduzir a possibilidade de escolha dos consumidores", afirmou.
A gigante da informática afirma que sua política de comercialização do explorer está "totalmente de acordo com a lei".
William Neukom, diretor jurídico da empresa, disse que o acordo de 1995 prevê "explicitamente" que o fabricante pode "integrar novas capacidades em seu sistema operacional".
A empresa baseia suas afirmações no fato de que os programas de computador têm de ser instalados sobre sistemas operacionais. Mais de 85% dos microcomputadores produzidos hoje estão sendo equipados com o Windows 95.
Com esse sistema, a Microsoft impõe sua tecnologia aos criadores de programas, mas algumas tecnologias desenvolvidas para a Internet poderiam colocar em questão esse domínio da empresa de Bill Gates.
Faturamento
A Microsoft anunciou ontem os resultados das vendas do trimestre julho-setembro. O valor atingiu US$ 663 milhões, excluindo-se os investimentos de US$ 296 milhões relativos à compra da WebTV.
O faturamento da empresa cresceu 36%, chegando a US$ 3,130 bilhões.

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