São Paulo, quarta-feira, 22 de outubro de 1997
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Yahoo é campeão de audiência na rede

MARIA ERCILIA
DO UNIVERSO ONLINE

Uma empresa norte-americana acaba de divulgar um ranking de sites do país, e diz ter encontrado uma metodologia confiável para medição de audiência na Web.
A RelevantKnowledge (www.relevantknowledge.com) usa um sistema semelhante ao empregado pelo Ibope para medir audiência de TV.
Avaliar a audiência na Internet ainda é um problema. Os dados que as empresas reúnem sobre seus sites dizem tudo sobre a quantidade de páginas que foram lidas e nada sobre quem as leu.
Critérios
Os programas mais comuns costumam dar dois tipos de dados. O mais simples é o número de hits, que corresponde ao número de arquivos solicitados.
Por exemplo, se uma página tem dez imagens, cada vez que ela for solicitada gera 11 hits. Um para a página e um para cada imagem. O número de hits é considerado uma medida ruim. Dá margem a muita distorção.
A segunda medida mais comum é o número de "page views" (páginas vistas). Cada página vista conta como apenas uma unidade. O número de imagens, arquivos de som etc. não importa.
Os anunciantes estão atrás de dados demográficos. Querem saber quem está clicando, quantos anos tem, quanto dinheiro pode gastar.
A RelevantKnowledge usa um software que monitora o computador de uma quantidade de usuários escolhidos ao acaso. Exatamente como o Ibope faz com a TV.
Os números do ranking estabelecido pela RelevantKnowledge (veja quadro ao lado) são estatísticas obtidas por meio da análise dos dados fornecidos pelo painel de usuários da empresa.
Com apenas um ano de existência, a empresa já conseguiu uma carteira de clientes impressionante. Entre eles, Yahoo!, Netscape e Microsoft.
Críticas
Tim Reed, diretor técnico de uma das empresas de auditoria de Internet que têm mais credibilidade, a I/Pro (www.ipro.com), tem críticas ao método da RelevantKnowledge. "É difícil medir sites pequenos assim", diz. "É possível medir quatro redes de TV com dez mil domicílios, mas seria necessária uma amostra muito maior para medir 500 mil sites!"
Reed, no entanto, diz que é mais eficiente medir a partir do computador do usuário do que do site.
É muito mais semelhante à TV e ao rádio. "O único desafio é, num meio onde são possíveis milhares de destinos, fazê-lo com muito mais precisão."
Ibope
O Ibope (www.ibope.com.br) também se prepara para medir a audiência da Internet. Seu diretor-superintendente, Luís Paulo Montenegro, considera que o mercado de publicidade na Web ainda não está maduro.
"É questão de pouco tempo. Vamos ter um plano para medição de audiência na Internet em 98 e queremos começar em 99."
Para Montenegro, "há dois caminhos. Ou você audita o tráfego de um site ou usa um software para medir o comportamento de um usuário no computador dele. Pretendemos usar os dois".

Outros rankings - www.web21.com e www.npd.com/

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