São Paulo, quinta-feira, 23 de outubro de 1997
Próximo Texto | Índice

Crise assola times do interior paulista

DA REPORTAGEM LOCAL

e da Folha Campinas
O interior de São Paulo, que tornou-se celeiro de bons jogadores e reduto de times fortes desde o final da década de 70, entrou em decadência no Brasileiro-97 em todas as séries que disputa.
O interior já fez o campeão brasileiro de 78 (Guarani) e o vice de 91 (Bragantino), além dos campeões paulistas de 86 (Inter de Limeira) e 90 (Bragantino).
Os três únicos times do interior que disputam a Série A -Bragantino, Guarani e União São João- estão entre os quatro possíveis rebaixados para a Série B em 98.
O Mogi Mirim, que revelou jogadores como Rivaldo e Válber e disputa a Série A do Campeonato Paulista, teve a pior campanha da Série B do Brasileiro este ano.
O time ficou em último no Grupo E e foi rebaixado para a Série C.
Apesar do declínio confirmado por meio dos resultados obtidos nesta temporada, as diretorias dos clubes não aceitam falar em decadência e dão explicações diferentes para a queda no campeonato.
O Bragantino, em 23º na tabela, com 23 pontos, atribui sua má campanha ao "equilíbrio" da competição.
"Estamos disputando um campeonato muito equilibrado e não tivemos tempo de nos preparar. Times de grande porte também têm chances de cair", afirmou o presidente Sidney Machado.
José Roberto Pizzatto, vice-presidente de futebol do Guarani (24º na classificação, com 18 pontos), disse que vários fatores, como arbitragem e contusões de jogadores, prejudicaram o time.
"Isso tirou um pouco do ritmo e da tranquilidade da equipe, que no ano passado obteve 46 pontos em 25 jogos e ficou em sexto lugar."
O sócio-presidente do União São João, Iko Martins, disse que a falta de recursos explica a atuação ruim do time. O União é o lanterna isolado, com 14 pontos.
"Vivemos basicamente da compra e venda de jogadores. Não conseguimos segurar os poucos atletas que tínhamos e também não compramos grandes craques."

LEIA MAIS sobre a crise do futebol no interior de SP na pág. 4-3

Próximo Texto: Corinthians perde e cresce desespero
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.