São Paulo, quinta-feira, 23 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Time de Zico assina com Umbro e quer TV

FÁBIO VICTOR
DA REPORTAGEM LOCAL

O Rio de Janeiro, clube-empresa presidido por Zico, assina hoje, às 12h, no Centro de Treinamento que leva o nome do ex-jogador, no Rio, um contrato com a multinacional norte-americana de material esportivo Umbro.
"Eles irão fornecer artigos esportivos para todas as nossas cinco categorias e tomarão parte nas campanhas da empresa", disse Zico, que esteve ontem na Folha participando de seminário.
Até hoje, o Rio de Janeiro, que irá disputar a segunda divisão do Campeonato Estadual do Rio em 98, já que foi campeão da terceira este ano, usava material da griffe do próprio Zico.
Por um contrato de cinco anos, o Rio de Janeiro receberá cerca de R$ 100 mil anuais, segundo Francisco Machado, presidente da Umbro para o Brasil e América do Sul.
"Em virtude da dimensão do time, que está disputando a segunda divisão, os valores ainda são pequenos", afirma Machado.
O Rio de Janeiro também receberá royalty (comissão estabelecida em contrato entre proprietário e usuário de uma marca, para fim de sua comercialização) de 8% na venda das camisas.
"Estamos esperando uma procura muito grande", diz o advogado do Rio de Janeiro, Antônio Simões, que está tratando diretamente com a Umbro do negócio.
Ele afirma que este ano, mesmo com o time na terceira divisão, a camisa do time, com a griffe Zico, foi a quinta mais vendida no Estado -atrás apenas das do Flamengo, Botafogo, Vasco e Fluminense.
A Umbro, empresa que trabalha exclusivamente com futebol, fundada em 1924 na Inglaterra e comprada em 1992 por um grupo norte-americano, patrocina alguns dos maiores times do mundo -como Ajax (Holanda), Inter de Milão e Lazio (Itália) e Manchester United (Inglaterra).
No Brasil, tem contratos com o Flamengo, Santos e Atlético-PR.
Até o ano passado, a empresa era também a patrocinadora oficial da seleção brasileira de futebol.
O Rio de Janeiro será o primeiro clube da segunda divisão a ser patrocinado pela Umbro.
"Acreditamos no sucesso do time. Tem infra-estrutura para formação de atletas e um formato profissional. Sem dúvida que a imagem dele (Zico) ajuda, já que é uma pessoa altamente carismática, um profissional competente e tem demonstrado um lado empresarial apurado", diz Machado.
Quando fundou o clube, no ano passado, Zico estipulou um prazo de cinco anos para o time passar da terceira à primeira divisão.
"Continuo com o meu pensamento. Espero muito equilíbrio na segunda divisão. Agora é mais complicado. É um funil, onde só sobe 1 entre 16. Na terceira, sobem 2 de 11", afirmou Zico.
Bar temático
A parceria Zico-Umbro, porém, não está restrita ao futebol.
A logomarca da empresa norte-americana também vai estar exposta no "Espaço Zico", bar temático a ser inaugurado na "Terra Encantada", complexo de lazer que deve ser aberto em dezembro na Barra da Tijuca (zona sul do Rio).
O local será um pequeno museu da história profissional de Zico. Lá estarão expostos o primeiro troféu conquistado pelo jogador, seu primeiro par de chuteiras, camisas usadas em jogos históricos, entre outros.
TV paga
Outra novidade que demonstra que a ascensão à segunda divisão já começa a dar retorno para o Rio de Janeiro é a possibilidade de os jogos da equipe serem transmitidos pela emissora de TV a cabo Net.
Segundo Zico, a empresa demonstrou interesse em exibir as partidas do time na segunda divisão do Estadual em 98, mas não soube responder se os jogos que não envolvessem o Rio de Janeiro também iriam ao ar.
"Eles têm interesse primeiro no Rio de Janeiro. Não acredito na possibilidade de transmitirem só os nossos jogos, mas foi isso que me pareceu. Pelo que sei, a federação teria que autorizar, pois isso nunca aconteceu antes", disse.
O ex-jogador afirmou que a Net transmitiu recentemente uma partida da equipe de Masters do Rio de Janeiro.

Texto Anterior: Clube de SP terceiriza sua divisão de futebol; Atletas franceses são pegos em antidoping
Próximo Texto: Nike e EUA fazem acerto de US$ 120 mi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.