São Paulo, quinta-feira, 23 de outubro de 1997
Texto Anterior | Índice

F-1 já foi decidida 18 vezes no último GP

DA REPORTAGEM LOCAL

A temporada 1997 da F-1 é a 19ª da história em que a decisão ficou para a última etapa do calendário.
Antes mesmo de ser realizado, o GP da Europa, em Jerez de La Frontera (Espanha), neste domingo, já entrou para os registros da categoria.
Primeiro, por decidir um dos campeonatos mais disputados da F-1.
Depois, pelos personagens que estão envolvidos.
A nova rivalidade -mais fora que dentro das pistas-, entre o alemão Michael Schumacher e o canadense Jacques Villeneuve, lembra lances vistos no passado.
A Folha traz abaixo o resultado de um levantamento sobre as maiores decisões da F-1.
Muitas só aconteceram na última prova, como em 1950, ano em que a FIA (órgão máximo do automobilismo) lançou a categoria.
Outras aconteceram na penúltima corrida, como nas temporadas de 88, 89 e 90, envolvendo o francês Alain Prost e o brasileiro Ayrton Senna.
Detalhes
Muitos títulos na categoria já foram decididos por detalhes insignificantes, como a falta de uma arruela no carro de Jim Clark, em 1962.
Ou a falta de combustível no Cooper-Climax do piloto australiano Jack Brabham, em 1959, a 500 metros da linha de chegada.
A última vez em que a F-1 viu uma disputa apertada pelo Mundial do Pilotos foi há três anos.
Na ocasião, o mesmo Schumacher, em busca do primeiro título, corria contra o inglês Damon Hill.
Desta vez, como em 94, o melhor alemão da história da F-1 tem o apoio da estatística.
Em 12 das 18 vezes em que o campeonato foi resolvido na última corrida, o título ficou para aquele que, antes da prova, estava à frente na classificação geral.
Virada
Villeneuve tem com o que se preocupar no final de semana.
As viradas aconteceram apenas seis vezes, sendo que a última foi há mais de dez anos.
Em 1986, o francês Alain Prost chegou à última prova, na Austrália, em segundo lugar na tabela. Saiu de lá como bicampeão do mundo, deixando Nigel Mansell para trás.
Até domingo, as discussões sobre o favoritismo de Schumacher ou Villeneuve mexerão com os ânimos em Jerez de La Frontera.
Fofocas
Serão levantadas hipóteses, fofocas, boatos sobre transferências de pilotos no próximo ano.
A partir do instante em que os carros entrarem na pista, porém, todas as teses cairão por terra.
O Mundial de Pilotos de 97 pode ficar à mercê de um acidente. Da falta de combustível. Ou de uma arruela.

Texto Anterior: Fina promete antidoping em chineses
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.