São Paulo, quinta-feira, 23 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ataque e defesa preocupam ameaçados

DA REPORTAGEM LOCAL; DA FOLHA CAMPINAS

Folha Campinas
O Bragantino, o Guarani e o União São João -os três únicos representantes do interior paulista na Série A do Brasileiro-97- têm em comum, além da ameaça de rebaixamento, problemas em suas defesas e ataques.
O União tem o pior ataque do campeonato, enquanto o Guarani tem a defesa mais vazada.
O Guarani recebeu até agora uma média de 1,9 gol por partida. O União, com a terceira defesa mais vazada, teve 1,81 gol por partida, e o Bragantino, 1,67.
A melhor defesa é a do Juventude, com 0,86 gol por partida.
Os jogadores do União marcaram 0,81 gol por partida até agora. O Bragantino, com 1,14, e o Guarani, com 1,33, atingiram pouco mais da metade do time que tem o melhor ataque no campeonato, o Vasco, com 2,15 gols por partida.
Os três clubes também estão abaixo da média (77%) no que diz respeito ao acerto de passes. Quem menos acerta é o União (66%). Bragantino e Guarani têm 75% de acerto cada, segundo levantamento do Datafolha.
Em faltas cometidas, o Bragantino, com 31,5 por partida, é o único acima da média (26) entre os três. O clube possui o recordista em cartões amarelos no Brasileiro, o zagueiro Pereira, com dez.
Esperança
Enquanto restam chances matemáticas de fugir do rebaixamento, os três clubes calculam os resultados necessários.
A diretoria do Bragantino acredita que, se vencer dois dos quatro jogos restantes, estará livre do rebaixamento.
O Bragantino ainda vai ter que enfrentar o Sport, o União, o Juventude e o Internacional. Só a partida contra o União será em Bragança Paulista.
No Guarani, que está há 15 jogos sem vencer -sua última vitória foi no dia 27 de julho, por 2 a 1, sobre o Bragantino-, a diretoria diz também acreditar na fuga do rebaixamento com os próprios resultados do time.
Com três vitórias, nove empates e nove derrotas, o Guarani tem como adversários nos jogos restantes o Juventude, o Grêmio, o União e o Vasco. Os jogos contra o Grêmio e o União serão fora de casa.
"Se ganharmos todas não seremos rebaixados", afirmou o vice-presidente de futebol, José Roberto Pizzato.
O sócio-presidente do União São João, Iko Martins, disse ver como remotas as chances de o time se manter na divisão de elite.
O União só conseguiu 14 pontos em 21 jogos e, segundo ele, a hora agora é de pensar em 98.
Os próximos adversários serão o São Paulo, o Bragantino, o Guarani e o Flamengo. O time joga em casa apenas contra o Guarani.
"Vamos começar a trabalhar para disputar o Campeonato Paulista de 98, nosso objetivo atual."
Mudanças
Antes de chegar à situação crítica neste final da primeira fase do Brasileiro, o Guarani e o União São João tentaram reformular suas equipes, mudando técnico ou contratando reforços.
O técnico Lula Pereira fez as seis primeiras partidas do União São João de Araras no Brasileiro.
Depois disso, assumiu o time do Guarani, mas participou de apenas oito jogos.
Depois da queda de Lula Pereira, o Guarani, que tinha começado o campeonato tendo Muricy Ramalho como treinador, contratou Oswaldo Alvarez, o Vadão, que estreou no último final de semana no empate de 1 a 1 com o Sport.
Vadão havia pedido demissão do Mogi Mirim antes do jogo que confirmou o rebaixamento do time para a Série C.
O Guarani contratou quatro atletas do Mogi Mirim depois que o time foi rebaixado: os jogadores Moreno, Samuel, Marcão e Luís Cláudio.
No União, após a saída de Lula Pereira, foi contratado o técnico Basílio, que também não conseguiu a reação esperada pela diretoria do clube e deu lugar a Geninho.
A última das duas vitórias obtidas pelo União neste campeonato foi no dia 7 de setembro, contra o Cruzeiro, no Mineirão, por 1 a 0.
O time acumula 11 derrotas e 8 empates.
O Bragantino foi a única entre as três equipes que manteve o mesmo treinador desde o início do campeonato.
Cassiá havia recebido como reforços no início do Brasileiro os jogadores Sandro e Charles Baiano, do Rio Branco, e o atacante Paulinho, da Inter de Limeira.
A última das seis vitórias do time foi sobre o Palmeiras, por 2 a 1, em 13 de setembro. O time teve ainda cinco empates e dez derrotas.

Texto Anterior: TV; WQS; Vale-tudo
Próximo Texto: A situação dos clubes do interior
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.