São Paulo, sexta-feira, 24 de outubro de 1997
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Federação terceiriza Paulista de 98

MARCELO DAMATO
DA REPORTAGEM LOCAL

O futebol paulista terá no ano que vem o primeiro campeonato terceirizado de sua história.
Essa é a principal novidade que a Federação Paulista de Futebol vai anunciar no lançamento oficial do campeonato, na terça-feira.
A FPF vendeu as rendas, os direitos de TV e o patrocínio para uma empresa nacional do setor de alimentos cujo nome é mantido sob sigilo.
Segundo o contrato firmado entre o patrocinador e a FPF, a empresa ficará com o dinheiro das rendas e dos direitos de TV (R$ 14 milhões). Em troca, pagará as cotas ao mandante de cada jogo.
Esse contrato terá validade de cinco anos, podendo ser renovado por mais cinco.
Esse sistema já havia sido adotado neste ano, mas era a FPF que pagava as cotas.
Em 1998, a competição irá de 18 de janeiro a 10 de maio. Terá 126 jogos, o menor número dos últimos dez anos.
Os quatro principais clubes, Santos, Palmeiras, Corinthians e São Paulo, só vão entrar na segunda fase, sem correr risco de rebaixamento e ainda receberão cota de R$ 500 mil por jogo como mandante.
A exemplo da última competição, se a receita (TV mais rendas) for maior do que o clube recebeu em cotas, ele terá direito a uma compensação. Mas, em caso contrário, não precisará devolver a diferença.
O presidente da FPF, Eduardo José Farah, disse também que a empresa vai pagar mais do que Coca-Cola e Kaiser pagaram em 1997 (R$ 4 milhões).
"É um contrato muito melhor." A Folha apurou que o valor está em torno de R$ 12 milhões, fora a contabilidade das rendas.
Com esse dinheiro a mais, a FPF vai aumentar a operação caça-torcedor, que fez crescer o público em cerca de 25% ano passado.
A novidade nessa área serão o sorteio de uma casa e de carros (leia texto abaixo) e a contratação de trios elétricos para chamar público para os estádios. Para participar dos sorteios, os torcedores ficarão com um pedaço do ingresso.
Na primeira rodada, todo jogo terá show e sorteio de carro. Dois ou três trios elétricos ficarão em cada cidade.
A FPF disse que haverá mais shows do que em 97, mas a distribuição de lanches e o estacionamento gratuito não se repetirão.
Em troca do valor pago à FPF, o patrocinador exporá sua marca nos ingressos, no centro e ao redor do campo, nos túneis de entrada de jogadores e nos ingressos e nas peruas que venderão artigos esportivos de clubes brasileiros e estrangeiros na porta dos estádios -o que é outra novidade.
Metade da cota que será paga aos clube será relativa à cessão dos espaços de publicidade.
Farah decidiu também apostar em duas idéias deste ano. As animadoras de torcidas ganharão reforço, e o mascote, Serelepe, vai estampar produtos da FPF.

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