São Paulo, sexta-feira, 24 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Municipal apresenta duas óperas

DA SUCURSAL DO RIO

O Teatro Municipal do Rio encerra sua temporada lírica de 97 no domingo com um programa duplo: as óperas "A Voz Humana", de Francis Poulenc, e "O Castelo do Barba Azul", de Béla Bartók.
Dirigidas respectivamente por Alberto Renault e Monica Waltzfelder, as montagens trarão pela primeira vez ao Rio duas das maiores estrelas do canto lírico atual, a italiana Renata Scotto e a húngara Eva Marton.
Para o maestro húngaro naturalizado alemão Gabor Yotvyos, que regerá a orquestra sinfônica do teatro, as óperas são "obras intelectualizadas e profundas", sendo "uma coragem extrema" reunir as duas no mesmo programa.
"Mais raro ainda é conseguir reunir duas divas desse porte numa mesma noite", disse Yotvyos.
"A Voz Humana" -que mostra uma atriz solitária que fala ao telefone com o homem que a abandonou- nasceu como um monólogo teatral escrito em 1932 pelo poeta francês Jean Cocteau.
Considerada uma das últimas divas do século, Renata Scotto estará sozinha no palco, interpretando a personagem imaginada por Cocteau. Com 43 anos de carreira, já atuou em mais de 45 óperas pelo mundo e participou de 104 discos.
A ópera "O Castelo do Barba Azul" foi escrita em 1911 por Béla Bartók e conta a história do duque Barba Azul, que traz para o seu castelo úmido a nova esposa, Judite. O castelo vira palco da curiosidade da mulher.
Nesse espetáculo, Eva Marton divide o palco com o romeno Csaba Airizer. Ambos receberam elogios da crítica francesa, em 1993, quando dividiram o palco para apresentar "O Castelo do Barba Azul".

Espetáculos: A Voz Humana e O Castelo do Barba Azul
Com: Renata Scotto, Eva Marton e Csaba Airizer
Onde: Teatro Municipal do Rio de Janeiro (praça Floriano, s/nº, centro, tel. 021/262-3935)
Quando: domingo, às 17h
Quanto: de R$ 10 a R$ 450

Texto Anterior: Metropolitan recebe Rita Lee e Beto Guedes
Próximo Texto: Bechara expõe a inconstância
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.