São Paulo, sexta-feira, 24 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Dr. Morte' propõe doar órgãos de seus clientes

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Jack Kevorkian, conhecido como "Dr. Morte", principal líder da campanha pela legalização da eutanásia nos EUA, quer doar para transplante órgãos das pessoas que ele venha a ajudar a morrer.
A proposta, anunciada em entrevista para a rede de TV paga HBO, foi recebida com ceticismo pela maioria dos dirigentes de associações médicas do país.
Jorge Reyes, da Universidade de Pittsburgh, disse que a idéia é "irrealista". Segundo ele, órgãos utilizados em transplante precisam ser conservados em hospitais para serem usados.
Kevorkian, que já assistiu o suicídio de 50 pessoas, disse que ele mesmo vai retirar os órgãos e oferecê-los a quem necessite. Ele perdeu a licença para exercer a medicina em todo o país e pode ser processado se realizar cirurgias.
O Estado de Michigan (Meio-Oeste dos EUA) processou Kevorkian várias vezes por homicídio, mas ele sempre foi absolvido ou teve o julgamento cancelado.
Oregon (Costa Oeste), que vota em novembro se legaliza a eutanásia, pode ser o primeiro Estado dos EUA a admitir a prática.
(CELS)

Texto Anterior: EUA divulgam que bactéria causa úlcera
Próximo Texto: Padre benzeu Diana após morte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.