São Paulo, sábado, 25 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campanha de vacinação acontece hoje

DA REPORTAGEM LOCAL

O Ministério da Saúde promove hoje em todo o país, das 8h às 17h, a segunda fase da campanha nacional de vacinação contra poliomielite (paralisia infantil).
Todas as crianças menores de 5 anos, mesmo as que foram vacinadas na primeira fase da campanha, em 16 de agosto passado, devem procurar um dos 130 mil postos de imunização do país para receber nova dose da vacina contra pólio.
A Folha traz a lista dos postos de vacinação da Grande São Paulo encartada nesta edição.
Em São Paulo e mais sete unidades da federação (Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Ceará e Distrito Federal), haverá também vacinação seletiva contra sarampo -somente serão imunizadas as crianças que não estiverem com a vacina em dia.
Nos demais Estados, estão sendo convocadas para receber vacina contra sarampo todas as crianças de 6 meses a 5 anos de idade.
Essa vacinação indiscriminada contra sarampo será feita para evitar que a epidemia da doença no Estado de São Paulo, onde já provocou oficialmente 20 mortes e infectou mais de 13 mil pessoas este ano, se dissemine para outras partes do país.
Em São Paulo, já houve vacinação indiscriminada contra sarampo entre crianças de 6 meses a 5 anos na primeira fase da campanha. Por isso, será feita agora apenas a vacinação seletiva.
Com a epidemia de sarampo, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo passou a adotar três doses de vacina contra a doença, aos 6, 9 e 15 meses de idade, sendo a última dose a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).
Hoje, durante a campanha, na maioria dos Estados serão aplicadas ainda outras vacinas -tríplice (difteria, coqueluche, tétano), tuberculose e febre amarela- em em crianças que estiverem com doses em atraso.
O ministério espera vacinar cerca de 18 milhões de crianças em todo o país. Na primeira fase da campanha, foram vacinadas 17,5 milhões de crianças e a cobertura vacinal em 4.513 dos 5.523 municípios do país foi superior a 90%, segundo o ministério.
Os Estados receberam do ministério 31,5 milhões de doses de vacinas contra pólio, 17,3 milhões de sarampo, 3,6 milhões de tríplice viral, 6,6 milhões de tríplice e 1,1 de tuberculose.
Epidemia
O secretário estadual de Saúde de São Paulo, José da Silva Guedes, disse ontem que a epidemia de sarampo "está em queda".
Segundo o secretário, o número de notificações (casos suspeitos) da doença diminuiu nas últimas quatro semanas, o que é um indicativo de que a disseminação do sarampo está menor.
Guedes afirmou que o Estado comprou 6 milhões de doses da tríplice viral para usar em campanhas futuras, sobretudo em adultos suscetíveis de pegar sarampo.

Texto Anterior: Para sindicato, há 40 casos/mês
Próximo Texto: Avião da Varig aborta decolagem no RJ
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.