São Paulo, sábado, 25 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresa diz não poder informar horários

SERGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

Responsável pela malha sudeste desde que a Rede Ferroviária Federal foi privatizada, há quase um ano, a MRS Logística S/A não vai informar a polícia do Rio sobre os horários de passagem dos trens pela favela do Jacarezinho.
O assessor de imprensa da empresa, Rodrigo Barbosa, disse que não há como alertar a PM (Polícia Militar) com antecedência, como quer a Secretaria da Segurança Pública do Estado do Rio.
"Comunicar a polícia é inviável. Não há uma regularidade de horários dos trens", disse Barbosa.
A MRS Logística tem um serviço de segurança próprio, que trabalha, preferencialmente, na prevenção de acidentes, em ações de socorro e em auxílio a vítimas.
Sem seguranças
A possibilidade de colocar seguranças no trens da empresa que passam pelo Jacarezinho é descartada pela empresa. "Isso não vai acontecer. Não é cogitado", afirmou o assessor.
Retirar da traseira do trem a torneira que aciona o freio de emergência é a medida paliativa encontrada pela MRS Logística S/A para atrapalhar a ação dos saqueadores.
Desde que o primeiro trem cargueiro foi saqueado, em setembro, a torneira tem sido mudada de lugar quando o trem pára na estação de Barra do Piraí (município a 122 km do Rio).
A torneira está sendo transferida para outro ponto da composição pelos ferroviários, na parada anterior ao Jacarezinho. A localização do novo ponto está sendo mantida em sigilo pela MRS Logística.
"Os saqueadores, muito espertos, descobriram que o trem pára quando a torneira é aberta. Estamos trabalhando na melhoria da linha férrea, para que o trem não precise passar pela favela em velocidade tão baixa", disse Barbosa.
Como os vagões passam fechados pelo Jacarezinho, os saqueadores desconhecem qual é o carregamento.
Eles sabem apenas que, pelo formato dos vagões e contêineres, a carga não deve ser constituída de minérios ou produtos siderúrgicos.
(ST)

Texto Anterior: Raio X da Favela do Jacarezinho
Próximo Texto: Favela é considerada perigosa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.