São Paulo, domingo, 26 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Infecção não tem tratamento

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Uma série de resfriados com comportamento atípico têm aparecido nos consultórios de muitos médicos de São Paulo nos últimos meses.
O quadro começa inicialmente com um mal-estar digestivo, que dura de um a dois dias. A pessoa pode ter cólicas, vômito e diarréia.
Em seguida, a pessoa tem febre alta e sintomas bastante intensos: dores musculares, tosse, coriza e cansaço. Eles são relativamente prolongados: duram de cinco a sete dias.
Tratamento
Não existe um tratamento específico para resfriados e gripes. O que os médicos acabam fazendo é prescrever medicações que aliviam os sintomas.
Os alvos são a febre, as dores de cabeça e a congestão nasal. Analgésicos, antitérmicos e descongestionantes fazem parte do kit básico de combate à gripe.
O uso de soluções nasais (com soro fisiológico) pode ajudar a lavagem do nariz.
Prevenção
Prevenir um resfriado é tarefa das mais árduas. Todas as substâncias testadas até hoje tiveram um resultado bastante modesto.
Vitamina C, zinco e os famosos antigripais deixam a desejar.
Espaços fechados e pouco arejados favorecem a disseminação dos vírus. Evitá-los, principalmente durante o inverno, pode ser uma boa idéia.
Lavar bem as mãos (o que pode remover vírus adquiridos no meio ambiente) e não colocar dedos nos olhos, nariz e garganta são medidas úteis.
Sem vacina e com um remédio que está apenas a caminho, o melhor remédio para um bom resfriado continua sendo "posição horizontal" e um "bom romance policial".
(JB)

Texto Anterior: Remédio é 'sonho' para eterna resfriada
Próximo Texto: Carne pode transmitir bactéria resistente; Psiquiatria debate novos conceitos; Transplantado tem mais qualidade de vida; Manual orienta nas doenças ginecológicas; Extrato de planta ajuda em Alzheimer; Fertilização assistida tem curso em SP; Aparelho contaminado dissemina tuberculose
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.