São Paulo, domingo, 26 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Japão joga pelos anfitriões de 2002

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Japão enfrenta hoje os Emirados Árabes Unidos, em Tóquio, com o objetivo de levar à Copa da França os anfitriões do Mundial de 2002: Japão e Coréia do Sul.
Se perderem hoje, os japoneses ficarão praticamente sem chances de ir à Copa de 98, pois jogam contra os concorrentes diretos ao segundo lugar do Grupo B das eliminatórias asiáticas.
O Japão tem seis pontos, um a menos do que possuem os árabes. A Coréia do Sul é líder disparada, com 16 pontos e, se os Emirados não vencerem hoje, fica com o título da chave e a automática vaga na Copa garantidos, mesmo folgando nesta rodada.
Ontem, os outros integrantes do grupo, Uzbequistão e Cazaquistão, se enfrentariam em Tashkent.
Ambos os times precisavam da vitória para seguir na briga. O Cazaquistão tem os mesmos seis pontos do Japão, mas fez um jogo a mais que o rival. Já o Uzbequistão, com apenas dois pontos, precisa de uma combinação de resultados para ficar em segundo.
No Grupo A, a liderança é do Irã, que tem 11 pontos. A Arábia Saudita está com um ponto a menos. China e Kuait têm sete pontos.
Os segundos colocados terão que fazer um jogo extra, em campo neutro (Kuala Lumpur ou Bahrein), para definir a terceira seleção classificada do continente.
O perdedor desse confronto ainda poderá ir ao Mundial da França se vencer a Austrália, campeã da Oceania, em uma repescagem, que será disputada em partidas de ida e volta (a segunda partida vai acontecer na Austrália).
O jogo
Os japoneses estão otimistas após a surpreendente derrota dos Emirados Árabes para o Cazaquistão na rodada passada.
"Nós estamos com sorte", disse o técnico da equipe, Takeshi Okada, que assumiu o Japão nesta fase final das eliminatórias.
Os árabes não poderão contar com uma de suas principais estrelas, Mubarak Saad, que recebeu cartão vermelho na última partida após brigar com um adversário.
O Japão, por sua vez, não terá o zagueiro Ihara, suspenso por acúmulo de cartões amarelos.
O atacante brasileiro Wagner Lopes começará a partida de hoje jogando, pois o técnico Okada quer dar uma postura mais ofensiva à sua equipe, que joga em casa.
Kazu, que marcou quatro gols em uma só partida desta fase das eliminatórias (contra o Uzbequistão), deverá compor o meio.
No primeiro jogo entre os times, disputado em Abu Dhabi, houve empate em 0 a 0. (RBu)

Com agências internacionais

Texto Anterior: Torneio vira 'mata-mata'
Próximo Texto: Rádio oficial da Copa-98 transmitirá em português
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.