São Paulo, domingo, 26 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Forro à vista

MARCELO LIMA

Gesso é opção funcional e decorativa para nivelar os tetos
Disfarçar manchas e imperfeições, esconder vigas salientes ou ainda ocultar a tubulação de ar-condicionado são apenas algumas das razões para fazer um forro ao reformar ou construir a casa. E quando o assunto é forro, todas as atenções se voltam para o gesso, material preferido pelos decoradores para renovar o visual dos tetos.
Diferentemente de outros materiais, como a madeira e o plástico, que devem ser instalados sob medida, o gesso é bastante maleável, permitindo ajustes de última hora, em geral frequentes nas obras.
Versátil, o material se presta também a finalidades decorativas e é empregado na confecção de sancas, molduras e roda-tetos, peças que normalmente são fornecidas prontas para instalação.
Para a arquiteta Eliana Falkoury, não são apenas fatores de ordem técnica que justificam a execução de um forro. "Muitas vezes, construir desníveis no teto pode ser uma solução criativa para delimitar os espaços, como no caso de separar as áreas de jantar e de estar, dentro de um mesmo living", afirma.
Além disso, o forro possibilita mais liberdade na hora de instalar iluminação embutida. Facilmente perfurável, um forro de gesso permite distribuir pontos de luz por todo o ambiente e ainda oculta a fiação necessária.
No entanto, é necessário cautela antes de optar por uma solução desse tipo. Segundo Eliana, os forros devem ser evitados em espaços com pé-direito muito baixo, para não comprometer ainda mais a altura. "A distância mínima entre forro e teto deve ser de 15 cm, para não inviabilizar depois a passagem da fiação elétrica", explica.
Instalado por pessoal especializado -em geral os próprios fornecedores indicam a mão-de-obra-, o gesso para forros é encontrado em forma de painéis acartonados ou placas lisas.
Na hora da instalação, o gesseiro executa os ajustes necessários adequando as peças às dimensões do ambiente, o que inevitavelmente acarreta sujeira. Por isso, é conveniente aplicar o material antes das paredes serem pintadas e o piso colocado.

Texto Anterior: Escritórios móveis
Próximo Texto: para a turma da pesada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.