São Paulo, domingo, 26 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gosto de infância

RITA LOBO

A abóbora é um clássico da cozinha brasileira em doce ou quibebe
Quando os primeiros colonos chegaram a América do Norte, ficaram encantados com a abóbora e logo passaram a usá-la não só na alimentação, mas até como decoração.
A abóbora-moranga, transformada em luminária, se tornou o símbolo do Dia das Bruxas, o Halloween, comemorado no dia 31 de outubro. No Thanksgiving, o Dia de Ação de Graças, festa mais importante nos EUA depois do Natal, a "pumpkin pie" (torta doce de abóbora) é a sobremesa oficial.
Por aqui a moranga teve seus dias de glória recheada de camarão, enquanto o quibebe de abóbora se tornou um clássico da cozinha brasileira. O doce de abóbora, tradicional nas nossas mesas, parece andar meio esquecido. Descubra como preparar este doce tão fácil que relembra a infância.

Receita
Doce de abóbora da vó Rita
Ingredientes
. 1 quilo de abóbora (não moranga)
. 500 g de açúcar
. 5 cravos
. 1 ou 2 paus de canela

Modo de fazer
Descasque a abóbora e corte em cubos de 2 cm. Pese novamente para calcular o açúcar, que deve equivaler à metade do peso da abóbora. Numa panela, coloque todos os ingredientes e reserve por duas horas.
Mexa com uma colher de pau antes de levar ao fogo alto. Assim que levantar fervura, reduza bem a temperatura e tampe a panela deixando uma fresta para o vapor sair. Cozinhe por meia hora, desligue o fogo e tampe a panela completamente. Para o doce não enrugar, só destampe novamente a panela quando esfriar ou então sirva ainda quente sobre sorvete de iogurte e folhinhas de hortelã para decorar.

Dica quente
. Para fazer purê de abóbora, asse em vez de refogar. Depois, triture bem com umas colheradas de manteiga e um pouquinho de creme de leite, sem esquecer o sal, a pimenta e uma pitada de noz-moscada.

Agradecimento: Nature Market

Texto Anterior: Reciclagem
Próximo Texto: Doce sabor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.