São Paulo, domingo, 26 de outubro de 1997 |
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Licenças do governo restringem franquias
LIGIA BRASLAUSKAS
Correios, emissoras de rádio, serviços de rádio-chamada, produção e distribuição de sementes, jornais e até exploração de publicidade em outdoors e painéis eletrônicos sofrem esse tipo de restrição. Além de um investimento considerável, só uma concessão do governo pode abrir as portas para o franqueado de uma rede de rádio, que retransmite a programação de uma emissora central. "Para obter a concessão, o candidato precisa participar de licitação", afirma Antonio Gilberto Ody, 46, proprietário da Rádio Alegria, de Novo Hamburgo (RS), que tem quatro filiais próprias e uma franquia. As franquias de rádio também atuam no sistema de conversão. Uma emissora já existente pode passar a integrar a rede e retransmitir a programação da matriz. Mas as barreiras para ser franqueado não param por aí. O investimento médio é de US$ 2 milhões. "Depende da cidade e do porte da rádio", diz Ângelo Pellegrino, 57, gerente de franchising da Antena 1 FM, que tem 34 franquias. A comercialização de publicidade em painéis eletrônicos também requer licença especial. "É preciso escolher um bom local de visualização e correr atrás dos documentos para obter a autorização da prefeitura", diz Leonardo Badra Eid, 30, diretor da Eletromídia, rede de 12 franquias. Geralmente cada franqueado fica responsável por um único painel, já que o investimento médio é de R$ 240 mil em cada um. Abrir uma franquia de jornal não exige licença, mas são necessários alguns conhecimentos específicos. "O franqueado precisa saber um pouco de divulgação e publicidade", diz Analídia Rodrigues, 33, sócia do Jornal do Síndico, de Pituba (BA), que já tem 12 franquias em oito cidades. O investimento inicial é de R$ 20 mil. Outro negócio que exige conhecimento específico na área é o de produção e distribuição de sementes de milho e sorgo. Controlada pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), essa franquia exige do candidato o registro de produtor e a infra-estrutura pronta para a produção e a armazenagem. "A Embrapa controla toda a produção", conta Edison Antonio Bolson, 36, gerente-regional. "Com R$ 300 mil, dá para iniciar a produção, mas ela só traz lucro um ano depois", diz o franqueado Nicola Vincenzo Di Salbo, 43. Texto Anterior: Como montar uma loja de produtos eróticos? Próximo Texto: Correios e "pagers" suspendem abertura Índice |
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