São Paulo, domingo, 26 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Psicanalista é co-autor de novela

ANNA LEE
DA SUCURSAL DO RIO

Antônio Calmon, autor de "Corpo Dourado" -próxima novela das sete da Globo-, está trabalhando em conjunto com o psicanalista Alberto Goldin para dar "mais autenticidade" aos personagens de sua história.
A novela tem estréia prevista para 12 de janeiro.
"Queria ter na novela pessoas normais, tridimensionais, para não cair nos eternos estereótipos que eu mesmo já fiz várias vezes", diz Calmon.
Em "Corpo Dourado", ele vai misturar praia, juventude dourada, humor e conflitos de famílias, como em suas tramas anteriores -entre elas "Vamp" e "Top Model".
"Estou com o enorme desafio de estrear uma novela no horário de verão e durante as férias escolares e ter de recuperar a audiência do horário das sete, que está em crise", afirma.
"As novelas se tornaram desinteressantes pela banalidade com que os temas são tratados. As pessoas querem ver situações verídicas em que possam se espelhar", diz Goldin, que é analista de Calmon há quase quatro anos.
"Corpo Dourado" começa com o assassinato do rico fazendeiro e empresário Zé Paulo (papel que provavelmente será de Lima Duarte), que vai tumultuar a fictícia Praia dos Amores, situada no pequeno vilarejo de Aimorés.
Depois de sua morte, os parentes descobrem uma fita de vídeo em que ele, além de fazer importantes revelações, analisa a personalidade de cada membro da família.
"Essa idéia foi do Goldin. A princípio, tinha pedido a ele apenas os perfis psicológicos dos personagens. Mas aos poucos ele começou a me dar idéias originais", conta Calmon.
Goldin explica que recebe do autor as características principais do personagem e, a partir daí, descreve quais seriam as suas prováveis reações e condutas se fosse uma "pessoa real".
"Uso a lógica humana que aprendi na minha experiência clínica de 32 anos. Entendo de novelas humanas", afirma Goldin, 57, autor dos livros "Freud Explica" e "Amores Freudianos".
Sobre a personagem Amanda (Maria Luíza Mendonça), Goldin foi informado de que ela tinha sido superprotegida pelo pai. Dado suficiente para construir o perfil: ela tem dificuldades de se relacionar com os homens, pois valoriza muito a imagem paterna. Isso a faz uma mulher fria e calculista.
"Com esses elementos, o Calmon coloca a imaginação para funcionar. Até porque com o tempo vou dar a ele às chaves necessárias para curar as neuroses de cada personagem."
A trama terá um triângulo amoroso principal formado por Marcos Winter (Arturzinho), Cristiana Oliveira (Selena) e Humberto Martins (Chico).
Tramas paralelas vividas por Francisco Cuoco, Zezé Motta, José de Abreu e Felipe Camargo (que está voltando às novelas) devem agitar o cenário de verão de Antônio Calmon.

Texto Anterior: Peterson Foca elege 'MTV Sports'
Próximo Texto: Sertanejos viram arma na guerra de audiência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.