São Paulo, domingo, 26 de outubro de 1997 |
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Musso é o mais novo jipão importado
JOSÉ CARLOS CHAVES
O utilitário esportivo (jipão) Musso é um importado ainda bem desconhecido para o brasileiro. Fabricado pela montadora coreana SsangYong, que começou a vender efetivamente seus carros em junho, o modelo teve apenas 38 unidades comercializadas no país. Por isso o Brasil Motor Show serviu como grande vitrine para apresentar ao público a mais nova marca do país e seu jipão. Em meio a tantos Cherokee e Pajero, o Musso revela linhas que chamam a atenção logo de início. Seu desenho une esportividade e requinte com um leve toque futurista, devido, principalmente, aos faróis afilados e angulosos, que lembram algo parecido com uma nave espacial. Os pára-lamas e o capô com saliências agudas e a linha irregular dos vidros dianteiros ajudam a reforçar essa impressão. Por enquanto, a única versão importada é a com motor Mercedes-Benz a diesel, de 95 cavalos (cv) de potência. Até por não ser um propulsor muito potente -um tanto lento em subidas íngremes-, a marca já decidiu que vai começar a vender um kit com turbocompressor especialmente desenvolvido para o Musso (leia texto abaixo). Sete passageiros Internamente, o destaque fica por conta do espaço farto, principalmente no banco traseiro. Se o motorista precisa levar mais gente, basta montar os dois assentos rebatíveis que ficam no enorme porta-malas, aumentando a capacidade para sete passageiros. O único problema é que esses banquinhos obrigam os passageiros a viajar curvados, com a cabeça encostando no teto. Razoável para curtas distâncias, mas um verdadeiro suplício em viagens longas. Além do espaço, o interior traz bancos confortáveis e vários equipamentos, como ar-condicionado, direção hidráulica, regulagem de altura do volante e do banco do motorista e acionamento elétrico para vidros, travas e espelhos. A suspensão macia também ajuda no conforto, apesar de dificultar um pouco o controle do carro em curvas rápidas. Outra comodidade são os acionamentos da tração 4x4 (nas quatro rodas) e da reduzida (engrenagem que multiplica a força do motor), feitos por meio de um botão no painel, com o veículo em movimento. Pena que os engates do câmbio sejam ruins, sendo difícil "achar" algumas marchas. Por US$ 48 mil, o Musso se apresenta como uma opção atrativa, porém ainda um pouco mais cara que os concorrentes a diesel, como Toyota SW4 (US$ 45,5 mil) e Mitsubishi Pajero (US$ 43,9 mil). Próximo Texto: Marca terá kit turbo para o Musso por US$ 1.300 Índice |
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