São Paulo, segunda-feira, 27 de outubro de 1997
Texto Anterior | Índice

Simulado é mais difícil que prova original

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Terminou ontem o Fovestão 98, prova realizada pelo colégio e curso Objetivo com o apoio da Folha, que simula os dois dias da primeira fase da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular).
Segundo os organizadores, a prova apresentou um grau de dificuldade maior que o da própria Fuvest. "Se a gente faz um teste mais fácil e o aluno vai bem, ele se sente confiante e pode parar de estudar. É melhor achar difícil agora e fácil depois", afirmou o coordenador de matemática do Objetivo, Giuseppe Nobilioni, 57.
Ontem foram testados os conhecimentos de biologia, história, geografia e matemática. No dia 19 foram respondidas as questões de português, inglês, química e física. A prova foi realizada em 283 cidades do país, com a participação de mais de 67 mil pessoas.
Os candidatos concordaram com a dificuldade e elegeram as provas de matemática e de história como as mais difíceis (veja a prova e o gabarito abaixo e na próxima página).
Thiago Ciaciare, 16, está no 2º colegial e presta Fuvest desde a 8ª série. No ano passado ele fez prova como treineiro e teve uma boa classificação. Agora, está prestando para engenharia. Ele afirma que as questões do Fovestão estão mais difíceis que as da Fuvest 97.
Tatiana Alves, 19, tenta uma vaga em turismo e foi para a prova munida de uma garrafa com bebida energética, da mesma forma que pretende enfrentar o vestibular, mas não foi tão rigorosa na prova.
Ela foi uma das primeiras a sair: "Chutei metade das questões de matemática, mas agora vou reforçar os estudos nessa área". Ela afirma que, se fosse o vestibular de verdade, teria esgotado o tempo para tentar resolver as questões.
O primeiro colocado geral do Fovestão 98 ganha um computador e uma viagem para a Disney.

Texto Anterior: Caminhada reúne 2.500 jovens no centro de São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.