São Paulo, segunda-feira, 27 de outubro de 1997 |
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Venda de panetone cresce 10% neste ano
MAURICIO ESPOSITO
Enquanto as vendas no comércio não decolam, as indústrias de panetone estão prevendo um crescimento de 10% na comercialização do produto neste final de ano. Aumento esse que será tanto em volume físico quanto em faturamento. A sazonalidade da produção e venda, que é concentrada nos meses de outubro, novembro e dezembro, favorece o consumo, segundo os fabricantes. Afinal, não é o ano todo que se encontra panetone nas gôndolas e, quando chega a época, sempre se acaba comprando ao menos uma unidade. Além disso, segundo os fabricantes, o produto está cada vez mais popular, deixando de ser privilégio de consumo dos moradores dos grandes centros urbanos. A marca líder de mercado -a Bauducco- deve produzir 12,5 milhões de unidades neste ano. "O mercado está favorável", afirma Marina de Vitto, gerente de grupo de produto da empresa. A Bauducco promete grandes investimentos em publicidade para os próximos meses e deve inovar suas estratégias de marketing, mas faz segredo de suas novidades. "Vamos anunciar no início de novembro", comenta a gerente. O segundo maior fabricante, a Visconti, também acredita em crescimento de 10% das vendas. "O mercado vem crescendo entre 7% e 8% ao ano desde o início do Real e o produto se populariza cada vez mais em outras regiões do Brasil", avalia Maurício Furtado, gerente de marketing da Visconti. A empresa pretende colocar no mercado, neste ano, 7,1 milhões de unidades, atingindo um faturamento, só com o produto, de aproximadamente R$ 24 milhões. "Vamos investir R$ 2 milhões em publicidade e promoções e queremos aumentar nossa participação de mercado", diz. O segmento panetone representa 35%, aproximadamente, do faturamento financeiro da empresa. A Visconti, que desde agosto de 96 é uma joint venture com a Arisco, quer aproveitar a rede de distribuição da parceira, uma das maiores indústrias de alimentos do país, para crescer em vendas. Outro fabricante, a Cepam, proprietária da marca Village, também está otimista com o potencial de vendas para o Natal. A Cepam vai produzir neste ano 2,8 milhões de unidades, cerca de 10% a mais do que no ano passado. "Os nossos distribuidores estão crescendo de tamanho e quanto mais aumenta o número de lojas, mais cresce o consumo de panetone", diz Casimiro Ausenka, gerente. Segundo ele, o panetone está hoje em praticamente todos os Estados do país. "Concentraremos esforços nas promoções em pontos-de-venda", revela. Texto Anterior: Inepar distribuirá R$ 500 mil em ações Próximo Texto: Visconti 'importa' trabalhador de AL Índice |
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