São Paulo, segunda-feira, 27 de outubro de 1997
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Venda de panetone cresce 10% neste ano

MAURICIO ESPOSITO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Natal deste ano promete ser farto para os principais fabricantes de panetone do país.
Enquanto as vendas no comércio não decolam, as indústrias de panetone estão prevendo um crescimento de 10% na comercialização do produto neste final de ano. Aumento esse que será tanto em volume físico quanto em faturamento.
A sazonalidade da produção e venda, que é concentrada nos meses de outubro, novembro e dezembro, favorece o consumo, segundo os fabricantes.
Afinal, não é o ano todo que se encontra panetone nas gôndolas e, quando chega a época, sempre se acaba comprando ao menos uma unidade.
Além disso, segundo os fabricantes, o produto está cada vez mais popular, deixando de ser privilégio de consumo dos moradores dos grandes centros urbanos.
A marca líder de mercado -a Bauducco- deve produzir 12,5 milhões de unidades neste ano. "O mercado está favorável", afirma Marina de Vitto, gerente de grupo de produto da empresa.
A Bauducco promete grandes investimentos em publicidade para os próximos meses e deve inovar suas estratégias de marketing, mas faz segredo de suas novidades. "Vamos anunciar no início de novembro", comenta a gerente. O segundo maior fabricante, a Visconti, também acredita em crescimento de 10% das vendas.
"O mercado vem crescendo entre 7% e 8% ao ano desde o início do Real e o produto se populariza cada vez mais em outras regiões do Brasil", avalia Maurício Furtado, gerente de marketing da Visconti.
A empresa pretende colocar no mercado, neste ano, 7,1 milhões de unidades, atingindo um faturamento, só com o produto, de aproximadamente R$ 24 milhões.
"Vamos investir R$ 2 milhões em publicidade e promoções e queremos aumentar nossa participação de mercado", diz.
O segmento panetone representa 35%, aproximadamente, do faturamento financeiro da empresa.
A Visconti, que desde agosto de 96 é uma joint venture com a Arisco, quer aproveitar a rede de distribuição da parceira, uma das maiores indústrias de alimentos do país, para crescer em vendas.
Outro fabricante, a Cepam, proprietária da marca Village, também está otimista com o potencial de vendas para o Natal. A Cepam vai produzir neste ano 2,8 milhões de unidades, cerca de 10% a mais do que no ano passado. "Os nossos distribuidores estão crescendo de tamanho e quanto mais aumenta o número de lojas, mais cresce o consumo de panetone", diz Casimiro Ausenka, gerente.
Segundo ele, o panetone está hoje em praticamente todos os Estados do país. "Concentraremos esforços nas promoções em pontos-de-venda", revela.

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