São Paulo, segunda-feira, 27 de outubro de 1997
Texto Anterior | Índice

Garotos homossexuais têm de ter cuidado extra com a Aids

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Sou um rapaz homossexual de apenas 17 anos. Tenho receio de estar com Aids. Como faço para saber se contraí o vírus sem ter de consultar meus pais ou algum amigo? Existe algo que eu possa comprar na farmácia para fazer o teste (com urina ou com sangue)?"
resposta Não existe esse tipo de teste à venda em farmácia. O exame que dosa os anticorpos produzidos contra o vírus HIV (causador da Aids) só é feito em laboratórios por meio da análise de sangue.
Em São Paulo, ligue para o disque-saúde (tel. 1520), que informa os locais onde o exame é realizado de graça. Se preferir um laboratório particular, procure um médico para solicitar o exame e orientá-lo.
Agora vamos ver por que é que o senhor anda tão preocupado com a Aids. Das duas, uma. Ou fez o que não devia (sexo sem proteção) ou está com uma encanação cada vez mais comum entre a moçada. Aids não escolhe sexo, idade ou preferência sexual. Todo mundo deve usar camisinha.
Os garotos homossexuais têm de ter um cuidado especial porque a mucosa (revestimento interno) do ânus é cheia de pequenos vasos sanguíneos e gânglios e muito menos "adaptado" à prática sexual do que a vagina. Portanto, sexo anal sem camisinha é um dos comportamentos de alto risco para a Aids.
Pense no que andou fazendo e se realmente se expôs a alguma situação de risco. Procure um médico para discutir seu problema e receber as orientações necessárias. Certo?

Texto Anterior: Os tradutores e seus astros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.