São Paulo, segunda-feira, 27 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-correspondente voltaria como turista

DA REDAÇÃO

O jornalista José Hamilton Ribeiro, ex-correspondente de guerra da hoje extinta revista "Realidade" no Vietnã, aposta que o país do Sudeste Asiático tem um "futuro brilhante" no mercado turístico internacional.
Segundo Ribeiro, 62, um dos principais atrativos do Vietnã são suas belezas naturais. Entre elas, menciona os rios.
Para além da natureza, Ribeiro lembra os castelos antigos e uma população "interessante".
Entre as atividades humanas que vêm à memória desse jornalista -que foi ferido por uma mina durante a guerra e perdeu parte da perna-, está a culinária vietnamita. Segundo ele, a cozinha local é uma mistura triunfante da culinária chinesa com a francesa, grandemente baseada nos vegetais, como o broto de bambu. Ribeiro lembra que um almoço numa casa de classe média do Vietnã poderia levar, com a sua sucessão de pratos, aproximadamente três horas.
Sobre Hanói, antiga capital do Vietnã do Norte e hoje do país unificado, tem opiniões não elogiosas. Considera a capital, que só conheceu há um ano e meio, "inchada".
José Hamilton Ribeiro permaneceu 40 dias no Vietnã do Sul em 1968, no auge da guerra no Sudeste Asiático. As forças sul-vietnamitas foram derrotadas pelas do norte em 1975, e o país foi unificado sob controle de Hanói.

Texto Anterior: Onde comer
Próximo Texto: Abav inaugura um balcão de reclamações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.