São Paulo, terça-feira, 28 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Parmalat supera Leite Paulista

DA REPORTAGEM LOCAL

A multinacional italiana Parmalat recebeu 1,068 bilhão de litros de leite no ano passado e ultrapassou a Paulista, cooperativa que captou 1,059 bilhão de litros em igual período.
A Nestlé, multinacional suíça, conserva o primeiro lugar no ranking. Em 96, a empresa captou 1,432 bilhão de litros.
Em 95, a Parmalat havia comprado 885,2 milhões de litros, segundo dados divulgados pela própria empresa.
A Paulista chegou a receber 924 milhões de litros naquele ano, informa a Leite Brasil.
Para o professor Sebastião Teixeira Gomes, da Universidade Federal de Viçosa (MG), especialista em pecuária de leite, a principal novidade do ranking de 96 é o crescimento significativo da Parmalat, o que inclusive a levou a superar a Paulista.
"A Parmalat empreendeu um trabalho forte de aumento da coleta de leite e chegou até a comprar laticínios em situação difícil. Agora, ela deu um breque para arrumação da casa e está até dispensando produtores que não conseguem boa produtividade."
Já a Paulista, segundo o professor, capta a maior parte de seu leite no Estado de São Paulo e no Sul de Minas Gerais, regiões onde o custo de produção é alto.
"A Paulista enfrenta forte concorrência de Goiás e do Triângulo Mineiro, por exemplo, onde é muito mais barato produzir leite."
Ele acha que a empresa deve procurar ganhar escala.

Texto Anterior: Princesa é destaque no Miss Leite B
Próximo Texto: Overdose detona as vacas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.