São Paulo, terça-feira, 28 de outubro de 1997
Próximo Texto | Índice

Só pensa naquilo; Salto alto; Guerra pesada; Curto-circuito; Debaixo do nariz; Política em família; Reta final; Jogo de cena; Sonhando acordado; Esporte do quartel; Chame o ladrão!; Amplas áreas de interesse; Não recomendou; Gralha x tucano; Caixa-forte

Só pensa naquilo
FHC já tratou com pelo menos três ministros sobre planos de governo para 99 que poderiam constar de sua campanha reeleitoral. Um dos auxiliares já estuda medidas na área de habitação.

Salto alto
Membros do governo acham que o vazamento de propostas eleitorais para um eventual 2º mandato, a exemplo do plano de assentar 1 milhão famílias até 2002, passa imagem de arrogância. É como FHC achar que ganhou a partida antes de jogá-la.

Guerra pesada
O Ministério de Minas e Energia estuda fórmula para limitar a propriedade cruzada na venda das estatais de eletricidade. Para impedir que um mesmo grupo controle a geração de energia de Furnas e da Cesp, por exemplo.

Curto-circuito
O risco da criação de monopólios a partir da venda das elétricas surgiu após a decisão de que a geração de energia de Furnas será vendida como uma empresa só. Houve pressão de Marcello Alencar (PSDB-RJ). Teme-se que a Cesp siga o mesmo rumo.

Debaixo do nariz
Chico Vigilante (PT-DF) apresenta hoje em Brasília um lavador de carros do estacionamento da Receita Federal que virou empresário sem saber. Foi pego para ser o testa-de-ferro de uma empresa de vigilância que cuida dos prédios da Embratur.

Política em família
Ana Catarina Alves, irmã gêmea do deputado federal Henrique Eduardo Alves, assume hoje uma vaga na Câmara. Entra no lugar de Iberê Ferreira, que foi nomeado para uma secretaria no Rio Grande do Norte. Ela é peemedebista como o irmão.

Reta final
FHC acelerou as consultas sobre a reforma e a reestruturação do ministério. Está ouvindo gente de dentro e de fora do governo para montar a equipe de 1998.

Jogo de cena
Apesar das ameaças do líder Elcio Alvares (ES), Pedro Malan (Fazenda) aposta que o Senado aprova o FEF no dia 5: "Houve muita negociação na Câmara. Não acredito que o Senado crie dificuldades adicionais", diz.

Sonhando acordado
Agripino Lima, que quer ser candidato a governador pelo PFL paulista, diz que Inocêncio Oliveira não criticou seus métodos de aliciamento de convencionais. "Ele não tem autonomia para isso", diz.

Esporte do quartel
Tortura psicológica e física (choque elétrico) de um policial novato no 1º Batalhão da Rota será o caso destacado no relatório trimestral da ouvidoria da polícia paulista. O soldado agredido pediu licença de dois anos.

Chame o ladrão!
Pelo 2º trimestre consecutivo, o abuso de autoridade e a conduta imprópria lideram as reclamações contra policiais em São Paulo. O relatório de Benedito Mariano, ombudsman da polícia de São Paulo, sai amanhã.

Amplas áreas de interesse
Diretores do Banco Central jantaram recentemente com diretores do Bilbao Viscaya e do BCN. O banco espanhol queria comprar o brasileiro. Curiosamente, participaram também Serjão, ministro das Comunicações, e Serra, senador tucano.

Não recomendou
Quando presidente do TCE paulista, Anhaia Mello não recomendou à Fepasa a contratação do escritório Ferreira Netto Advogados. Limitou-se a elogiar, em carta de dezembro de 95, o desempenho profissional de Carlos Ferreira Netto.

Gralha x tucano
O vice-governador do Pará, Hélio Gueiros Jr. (PFL), que demitiu secretários enquanto o titular Almir Gabriel (PSDB) se recuperava de uma cirurgia, diz que só lamenta ter herdado uma coisa do pai, que também governou o Estado: a voz esganiçada.

Caixa-forte
O presidente da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo), Goro Hama, foi apelidado no PSDB de "Goro Grana". Motivo: administra o orçamento para construção de casas populares, que é polpudo e dá votos.

TIROTEIO
De Sarney, sobre a derrota eleitoral de Carlos Menem, presidente da Argentina, anteontem:
- Foi importante para o Brasil. Fortalece o Mercosul e desestimula o grupo argentino que quer relações carnais com os EUA.

Próximo Texto: Depende da hora
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.